(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsonaro tem vazamento de secreção intestinal e volta para a UTI

"Em grandes traumas abdominais esta complicação é mais frequente do que em cirurgias programadas", explicou a equipe médica por meio de boletim


postado em 13/09/2018 12:10

Deputado Jair Bolsonaro(foto: Nelson Almeida)
Deputado Jair Bolsonaro (foto: Nelson Almeida)

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) voltou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na madrugada desta quinta-feira (13). A informação foi divulgada em boletim médico, nesta manhã, pelo Hospital Israelita Albert Einstein, onde o deputado federal está internado desde a última semana.

Por volta das 22h30 dessa quarta-feira (12), o presidenciável passou por uma cirurgia de urgência que durou duas horas, após apresentar "distensão abdominal progressiva", o que indicou obstrução intestinal. O procedimento desfez as aderências do intestino e liberado o ponto de obstrução.

De acordo com a unidade de saúde, também foi constatado um extravasamento de secreção intestinal. "Em grandes traumas abdominais esta complicação é mais frequente do que em cirurgias programadas", explicou a equipe médica. Ainda segundo o boletim médico, Bolsonaro evoluiu bem após a cirurgia, sem intercorrências.
 
Mais cedo, o vereador Carlos Bolsonaro (PSL), filho do candidato, postou nas redes sociais que o pai "teve uma noite delicada", mas "100% contornada". Ainda não há, porém, previsão para alta. 

Agravamento


Depois de passar os últimos dias sem febre, nem sinais de infecção e submetido a medidas de prevenção de trombose venosa, Bolsonaro teve um agravamento do quadro de saúde ao longo dessa quarta-feira (12/9).

O candidato reclamou de dores e náuseas, o que fez os médicos retomarem a alimentação via venosa, suspendo a ingestão de alimentos. Às 22h30, o Hospital Albert Einstein informou que o candidato seria submetido a uma cirurgia, pois ele teve uma “distensão abdominal progressiva e náuseas e foi submetido a uma tomografia de abdômen".

Agressão

No último dia 6, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Bolsonaro levou uma facada na região abdominal no momento em que estava em campanha nas ruas da cidade.  Ele foi atendido pela Santa Casa e passou por cirurgia.

Os médicos constataram que houve uma lesão de uma veia na região do abdômen e perfuração no intestino grosso, com contaminação fecal controlada, além de o intestino delgado também ter sido afetado. Foram feitas suturas. A equipe médica optou por uma colostomia temporária para evitar uma infecção no intestino grosso.

O candidato foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na sexta-feira (7/9), a pedido da família. Lá, foi mantido o mesmo procedimento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)