(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidatura de Lacerda ao governo de MG será decidida após prazo de registro

Justiça Eleitoral adia julgamento sobre candidatura de Marcio Lacerda ao governo de Minas e aumenta suspense em relação à possibilidade de o ex-prefeito chegar às urnas em outubro


postado em 14/08/2018 06:00 / atualizado em 14/08/2018 08:11


O adiamento do julgamento referente à candidatura de Marcio Lacerda (PSB) ao governo de Minas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) põe ainda mais dúvidas sobre a possibilidade de o ex-prefeito de Belo Horizonte participar da eleição. A ação estava prevista para ser julgada na tarde dessa segunda-feira (13), em sessão extraordinária do tribunal, mas foi retirada da pauta a pedido do ministro Napoleão Nunes Maia, que pediu mais tempo para analisar o processo.

A próxima sessão do TSE está marcada para a manhã de quinta-feira (16), às 9h, mas o TSE não confirmou que a ação de Lacerda será pautada nesta semana.

Ontem, ainda sem saber ao certo se estará na disputa ao Palácio da Liberdade, Lacerda começou a gravar peças do programa eleitoral para rádio e  TV. O socialista deve registrar sua campanha no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) amanhã, quando acaba o prazo, apresentando as propostas de governo que, segundo sua assessoria, estão em fase de elaboração.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o ex-prefeito reafirmou confiar que a Justiça manterá sua candidatura. “Confio tanto que estamos concluindo hoje (ontem) a primeira versão de nosso plano de governo, que vamos entregar junto com o registro da candidatura na próxima quarta-feira (amanhã). Essa proposta para Minas Gerais reflete o que aprendemos em milhares e milhares de contatos pelo estado. Quero aproveitar para agradecer às milhares de manifestações de apoio ao nosso projeto”, afirmou Lacerda.

De acordo com o calendário eleitoral, partidos e coligações têm até amanhã para apresentar o pedido de registro de candidatura nas eleições de outubro. Na quinta-feira, começa o período da campanha eleitoral.

O ex-prefeito já rejeitou a possibilidade de ser candidato ao Senado na chapa o governador Fernando Pimentel (PT), mas, segundo o TRE-MG, mesmo após o fim do prazo de registros, Lacerda, se quiser, ainda pode mudar de ideia. A Lei Eleitoral não impede que ele dispute uma das vagas de senador na chapa petista, ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff.

O embate entre Marcio Lacerda e a Executiva Nacional do PSB pode se arrastar após o prazo final de registro das candidaturas. Como o PSB aprovou duas atas em convenções – uma com a candidatura de Lacerda e outra com aliança com o PT –, as decisões judiciais podem anular uma delas e validar a outra. A Justiça Eleitoral tem até 17 de setembro – a 20 dias do primeiro turno da eleição – para julgar todos os pedidos de registro de candidatos que querem concorrer ao pleito.

BASTIDORES

Enquanto permanece a indefinição sobre a candidatura do PSB ao governo de Minas, as outras legendas se movimentam para – caso não se concretize a participação de Lacerda nas urnas – atrair partidos que fazem parte da coligação do ex-prefeito. Nos últimos dias, articuladores políticos de Pimentel intensificaram as conversas com representantes do Pros, partido de Jaime Martins, candidato ao Senado na chapa de Lacerda, do Podemos e do PV. A assessoria do governador não quis comentar sobre as conversas.

No PSDB, que já registrou no TRE-MG chapa completa, com Antonio Anastasia (PSDB) a governador, Marcos Montes (PSD) a vice, e Dinis Pinheiro (SD) e Rodrigo Pacheco (DEM) ao Senado, as movimentações do PSB são acompanhadas com atenção.

“Tenho um bom diálogo com o Jaime (Martins), somos da mesma cidade. Mas não podemos nos precipitar e discutir apoio antes de o cenário eleitoral ficar mais claro. Neste momento, as candidaturas estão postas, inclusive a do Marcio Lacerda. Se houver mudança de cenário via decisões judiciais, é natural que a gente converse para buscar ampliar alianças. Ainda mais porque somos oposição ao governo do estado e Lacerda já deixou claro sua posição contrária ao governo de Pimentel”, disse Domingos Sávio, presidente estadual do PSDB.

A ação de Lacerda no TSE contesta a competência do presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, de dissolver a comissão provisória do partido em Minas. No último dia 4, o ministro Napoleão Nunes Maia, da Corte Eleitoral, validou a intervenção da Executiva Nacional na comissão mineira, mas, no mesmo dia, Lacerda conseguiu liminar favorável no TRE-MG para manter sua candidatura.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)