O governo do estado já começou a desocupação do Palácio Tiradentes, um dos principais edifícios da Cidade Administrativa, que abriga o gabinete do governador. Em nota, o governo informou que os servidores do Tiradentes estão sendo transferidos para os outros prédios do complexo, o Minas e o Gerais. A desativação do Palácio Tiradentes foi divulgada pelo governador Fernando Pimentel em fevereiro. A justificativa é de que a medida vai “reduzir em pelo menos 40% gastos com insumos diversos, manutenção rotineira e o consumo de água e energia elétrica”. Segundo o governo, o Edifício Tiradentes gera despesa anual de cerca de R$ 5 milhões”.
A mudança envolve 150 servidores das secretarias de estado de Governo (Segov), de Casa Civil e de Relações Institucionais e da Secretaria Geral de Governo. A atual gestão estadual informou ainda que a Segov e o Gabinete Militar do governador já desocuparam o Palácio Tiradentes e a Secretaria de Estado da Casa Civil já iniciou o processo de mudança. Ainda faltam ser transferidos a Secretaria Geral do Estado e o gabinete do vice-governador.
No início de fevereiro, o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, informou que o Palácio Tiradentes seria desativado dentro de 60 dias e que ficaria de portas trancadas, sem nenhum uso ou destinação. O prédio, projetado por Oscar Niemeyer, é considerado o maior vão livre do mundo. “O prédio é tão inútil que não tem nem mercado para ele. O melhor é ficar fechado para economizar em manutenção”, afirmou o secretário na época. Magalhães disse também que não havia proposta para alugar o imóvel.
VÃO LIVRE A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves foi inaugurada pelo então governador Aécio Neves (PSDB) há oito anos, em 4 de março de 2010. A sede do governo custou cerca de R$ 2 bilhões aos cofres públicos, construída com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Maior prédio de concreto suspenso do mundo, são 147 metros de comprimento e 26 metros de largura em vão livre, capaz de suportar 34 mil toneladas. Para ter uma ideia, o prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp), projetado pela italiana Lina Bo Bardi e considerado uma das obras que mais desafiam a engenharia, tem 74 metros de comprimento em vão livre.
Publicidade
Palácio Tiradentes será desativado em BH
Governo informou que os servidores do Tiradentes estão sendo transferidos para os outros prédios do complexo, o Minas e o Gerais
Publicidade
