(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ala do MDB faz ato contra Pimentel e por apoio a Rodrigo Pacheco no dia 17

O grupo de coordenadores regionais, que em fevereiro já havia se manifestado, vai pedir a antecipação das prévias e o rompimento com o governo


postado em 08/03/2018 12:58

Pacheco segue trabalhando para conquistar os prefeitos, mas está de saída para o DEM(foto: Lucio Bernardo Jr)
Pacheco segue trabalhando para conquistar os prefeitos, mas está de saída para o DEM (foto: Lucio Bernardo Jr)

A ala do MDB que defende o rompimento com o governador Fernando Pimentel (PT) a candidatura do deputado federal Rodrigo Pacheco ao Palácio da Liberdade faz uma nova movimentação na semana que vem para marcar a posição. O grupo de coordenadores regionais do partido marcou para  um ato na sede do partido em Belo Horizonte no dia 17 de março, dia em que inicialmente seriam realizadas as prévias. Eles vão pedir novamente para a legenda virar oposição no estado e ter candidatura própria.

A data escolhida para as prévias partidárias pelo presidente do MDB, vice-governador Antônio Andrade, era 17 de março. No entanto, a ala ligada a Pimentel conseguiu adiar para 1º de maio a definição sobre ter candidato próprio, deixando Rodrigo Pacheco de malas prontas para mudar para o DEM. A troca é necessária porque ele só tem até 7 de abril para estar filiado no partido pelo qual vai concorrer ao governo.

Segundo prefeito de Andradas e coordenador da regional de Poços de Caldas, Rodrigo Lopes, a expectativa é que os 51 coordenadores ou cerca de 90% deles participem do ato. “O partido disse que quer candidatura própria mas colocou a data para depois do período de filiação. A base precisa se posicionar para que meia-dúzia não definam o rumo do partido”, disse. 

Dissidentes


O prefeito disse que o grupo vai pedir a antecipação das prévias e manifestar apoio a Rodrigo Pacheco e contra o governo Pimentel. Eles já haviam se manifestado neste sentido em reunião com Pacheco e o vice-governador Antônio Andrade em fevereiro. “Já vi na história do MDB o partido negar a candidatura ao ex-presidente Itamar Franco. Tenho preocupação porque depois que passar o prazo de filiação a Executiva pode pautar a reunião para decidir o que quiser”, disse. Questionado se seria um dissidente, o prefeito confirmou. "Da forma que o partido está atuando hoje em relação ao apoio ao governo Pimentel, sou sim."

 

O coordenador da região Sudoeste, Frank Almada, reforçou que a militância do partido quer candidatura própria e acrescentou: “o MDB não aceita mais ficar a reboque do PT”. Para ele, ao excluir a candidatura de Pacheco, o partido “pode estar abrindo mão do próximo governador de Minas”.

“Também não queremos que aconteça como na eleição para a prefeitura de BH. O MDB demorou tanto que o prazo ficou curto para mostrar a capacidade do Rodrigo”, disse.

O pré-candidato ao governo já admitiu que são grandes as chances de ele deixar a legenda. Pacheco considerou a decisão de adiar as prévias como uma sinalização de que o MDB vai continuar apoiando Fernando Pimentel.

Nos bastidores, a articulação para o adiamento foi conduzida pela bancada de deputados estaduais, alinhada com o petista. Apesar de ter falado em candidatura própria, o grupo fez questão de dizer que o MDB continuaria apoiando Pimentel na Assembleia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)