(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alberto Pinto Coelho se desfilia do PP em repúdio a ''oportunismo''

O ex-governador de Minas Gerais comunicou a saída do partido um dia depois de perder a presidência da legenda no estado


postado em 22/02/2018 16:23 / atualizado em 22/02/2018 16:55

Alberto Pinto Coelho já foi deputado por quatro mandatos, vice-governador e governador(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Alberto Pinto Coelho já foi deputado por quatro mandatos, vice-governador e governador (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O ex-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho anunciou sua desfiliação do Partido Progressista (PP). A decisão ocorre um dia depois de Pinto Coelho ser substituído na presidência da legenda estadual pelo deputado federal Renzo Braz, numa conturbada troca de comando de olho na disputa pelo Palácio da Liberdade.

“Em minha decisão está, por um lado, o repúdio ao oportunismo e a visão personalista que têm levado partidos ao descompromisso com sua história e com aqueles que integram as suas fileiras, deixando lideranças regionais e municipais à mercê de interesses congressuais”, informou, na carta de desfiliação.

A troca foi articulada pela bancada federal mineira, que quer garantir apoio do partido à pré-candidatura do deputado federal Rodrigo Pacheco (MDB). O grupo de Alberto Pinto Coelho e do ex-deputado Dinis Pinheiro defendia aproximação com o ex-prefeito de BH Márcio Lacerda (PSB).

“Como já bem disse o poeta, é tempo de travessia e se não ousarmos a fazê-la ficaremos à margem de nós mesmos. Aos mineiros e mineiras fica o meu compromisso permanente e contínuo da minha atuação na boa política, e do breve reencontro”, despediu-se Pinto Coelho.

O ex-governador aproveitou para relembrar sua trajetória como presidente da Assembleia Legislativa, por duas gestões, vice-governador de Antonio Anastasia e, na sequência, governador, quando o tucano se afastou do governo para disputar o Senado.

 

 

LEIA O COMUNICADO DE DESFILIAÇÃO DE ALBERTO PINTO COELHO NA ÍNTEGRA

Belo Horizonte, 22 de fevereiro de 2018

Comunico que já informei, de maneira irrevogável, ao Diretório Nacional minha desfiliação do Partido Progressista. Em minha decisão está, por um lado, o repúdio ao oportunismo e a visão personalista que têm levado partidos ao descompromisso com sua história e com aqueles que integram as suas fileiras, deixando lideranças regionais e municipais à mercê de interesses congressuais.

De um outro lado, deixo a certeza da missão cumprida e a tranquilidade que cabe aos homens e mulheres que de fato têm a vida pública como farol do bem comum e da construção de uma sociedade mais justa. Como já bem disse o poeta, é tempo de travessia e se não ousarmos a fazê-la ficaremos à margem de nós mesmos.

Aos mineiros e mineiras fica o meu compromisso permanente e contínuo da minha atuação na boa política, e do breve reencontro. No ensejo, faço um resumido balanço da nossa gestão à frente do PP/MG que por meio de ações modernas, democráticas, transparentes e em sintonia com os anseios da sociedade, conquistamos o respeito e a confiança dos mineiros. Fato é que o Partido Progressista ocupa, hoje, a quarta posição em número de prefeitos e vereadores em Minas Gerais.

Ressalto que nos últimos anos, e pela primeira vez na história, o PP participou como protagonista dos destinos do nosso Estado- consequência de um caminho trilhado com respeito, diálogo, responsabilidade e compromisso com o povo mineiro. Caminho este que me conduziu em minha vida pública, como parlamentar, líder de governos, como presidente da Assembleia de Minas em dois mandatos e, finalmente, como governador.

Deixo aos amigos desta caminhada de mais de duas décadas no Partido Progressista um forte abraço, e o chamamento à toda classe política: Temos no horizonte uma responsabilidade que está além de qualquer desejo ou projeto pessoal. É hora, sobretudo, de olharmos para frente e para o alto, como aprendemos a fazer em Minas, visando a construção de um futuro melhor, mais justo, mais equilibrado, mais próspero, mais digno para a nossa gente.

Alberto Pinto Coelho
Ex-governador do estado de Minas Gerais


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)