(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bancada federal do PSDB de Minas quer candidatura de Anastasia ao governo

Os deputados vão levar a proposta de candidatura própria aos parlamentares da Assembleia e aos partidos aliados


postado em 21/02/2018 09:01 / atualizado em 21/02/2018 11:18

Os deputados federais discutiram o papel do PSDB nas eleições(foto: Alexssandro Loyola)
Os deputados federais discutiram o papel do PSDB nas eleições (foto: Alexssandro Loyola)

Os deputados federais do PSDB de Minas Gerais querem que o partido tenha candidato próprio ao governo do estado. Em reunião nessa terça-feira (20), os sete parlamentares decidiram insistir com o senador Antonio Anastasia, fazendo um apelo para que ele concorra. Isso porque ele é o único nome capaz de agregar partidos aliados do grupo tucano.

A decisão será discutida na segunda-feira (26) em reuniões com os deputados estaduais. Segundo o presidente do PSDB, deputado federal Domingos Sávio, os deputados federais argumentaram que o partido é grande e por isso precisa ser protagonista nas eleições. O dirigente afirmou que o nome de Anastasia deve ser considerado por ser o de maior consenso entre os aliados. As discussões do partido vão incluir partidos como o PP, do pré-candidato Dinis Pinheiro, o PSB de Márcio Lacerda e o DEM, que deve abrigar o deputado federal Rodrigo Pacheco (hoje no MDB).

Nos bastidores, o movimento do PSDB pela candidatura própria teria sido provocado por uma divergência com os aliados, que estariam mandando o recado de que não precisam dos tucanos nas eleições. Os pré-candidatos vem se recusando a vincular seus nomes ao senador Aécio Neves por causa do envolvimento dele na Operação Lava-Jato.

Além do PSDB estadual, Anastasia vem sendo pressionado pela cúpula nacional da legenda. Paralelamente a isso, Anastasia vem trabalhando para que o deputado federal Rodrigo Pacheco, hoje no MDB, mas praticamente de saída para o DEM, assuma a tarefa de tentar tirar o PT do Palácio da Liberdade.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, intensificou a pressão sobre os tucanos mineiros para que o senador Antonio Anastasia concorra ao governo de Minas pelo partido. O ex-governador mineiro é visto como peça importante pela cúpula nacional da legenda para dar um palanque forte à candidatura ao Palácio do Planalto.

Domingos Sávio confirmou o desejo do PSDB nacional de ter Anastasia oferecendo um palanque para o governador paulista. “Não há pressão, há o que é absolutamente legítimo em política, um diálogo em busca de uma solução que entendemos que seja a melhor para Minas, que é ele. Não é a única solução, mas é a melhor e mais conciliadora”, disse.

O dirigente afirmou que o nome de Anastasia aparece “insistentemente” entre as bases da legenda como melhor alternativa. “Não vamos caminhar em outra direção antes de esgotar esse debate. O homem público às vezes não tem muita condição de pensar o que é melhor para ele, tem que pensar o que é melhor para o conjunto da sociedade que representa. Quem abraça a vida pública sabe que é assim”, disse o presidente do PSDB.

Secretário geral do PSDB nacional, o deputado federal Marcus Pestana confirmou que Alckmin quer um palanque forte em Minas e que Anastasia é visto como o melhor nome para isso, mas mostrou desacreditar nessa possibilidade. “Candidatura não é só questão de viabilidade política, tem decisões pessoais também e não existe essa história de obrigar ninguém a nada. A opção dele (Anastasia) é de permanecer no Senado. Ele disse enfaticamente e não cabe ficar insistindo”, afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)