(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo de Minas anuncia pagamento do 13º salário para servidores da Fhemig

Eles receberão nos mesmo dias que os da segurança pública. IPVA pode ser plano B para o estado quitar o abono de Natal


postado em 18/12/2017 19:39 / atualizado em 18/12/2017 20:51

O governo de Minas anunciou nesta segunda-feira (18) que vai depositar o pagamento do 13º salário para trabalhadores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) de forma parcelada.

 

O pagamento seguirá a escala anunciada na semana passada para os servidores da segurança – policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários. A primeira parcela será depositada em 26 de dezembro e a segunda, em 19 de janeiro.

O anúncio foi feito horas depois que os servidores da saúde decidiram em assembleia da categoria entrar em greve contra o atraso do pagamento. Por meio de nota, o governo de Minas informou que o governador Fernando Pimentel (PT) tem ido pessoalmente a Brasília para tentar acelerar a tramitação de projetos que podem ajudar o estado a captar recursos, como a proposta que deve ser votada esta semana na Câmara que autoriza o estado a vender créditos tributários para instituições financeiras.

“O governo de Minas reafirma, assim, seu compromisso de trabalhar incansavelmente para garantir que todos os direitos dos servidores sejam assegurados”, diz a nota. Para o restante dos servidores do funcionalismo o governo não confirmou quando será feito o pagamento do 13º salário.

 


Em entrevista ao Estado de Minas, o secretário de Governo, Odair Cunha, reafirmou que o governo tenta acelerar a tramitação de projetos de lei que possibilitarão ao estado captar recursos para o pagamento do 13º. “Estamos aguardando a aprovação da securitização na Câmara”, afirmou. Isso possibilitaria o pagamento antecipado junto a bancos de créditos tributários que o Executivo tem a receber. Ele reiterou que, como plano B, o governo também cogita usar os recursos do IPVA para pagar o benefício natalino do funcionalismo. 

 

 

Protestos

Professores da rede estadual e servidores da saúde foram nesta segunda-feira ao Plenário da Assembleia Legislativa protestar contra o atraso no pagamento do 13º salário. Os funcionários dos dois setores reclamam de um “tratamento diferenciado” do governo em relação ao setor da segurança pública, uma vez que para os policiais o governo anunciou na semana passada a data dos pagamentos.

A intenção dos manifestantes era pressionar parlamentares da base aliada para obstruir a pauta de votações no Poder Legislativo até que o governo de Minas anuncie o pagamento para o restante do funcionalismo.

“Depois de anunciar as datas de pagamento para a segurança o silêncio do governo é total. Como se nós não existíssemos”, reclamou Beatriz Cerqueira, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educaçaõ de Minas Gerais (Sindute).

Segundo Beatriz, o governo de Minas não tem cumprido com acordos com o setor da educação e tem ignorado o diálogo com os professores. “O governo deixou de investir R$ 2 bilhões em educação este ano. Até momento não investiu os 25% de impostos em educação. Ou seja, o governo precisa ter um tratamento de respeito com os servidores públicos e honrar os compromissos assumidos”, cobrou Beatriz.(Colaborou Flávia Ayer)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)