(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deputado denuncia pressão de partido para votar contra projeto do governo de Minas

Dirceu Ribeiro disse que foi pego de surpresa pela orientação da executiva do PHS no estado


postado em 24/05/2017 20:27 / atualizado em 24/05/2017 20:37

(foto: Willian Dias/ALMG )
(foto: Willian Dias/ALMG )

O deputado Dirceu Ribeiro (PHS) denunciou nesta quarta-feira que estaria sendo pressionado pelo comando estadual da legenda para votar contra projeto de autoria do governo de Fernando Pimentel (PT) e para que deixe o posto de vice-líder do governo. Ribeiro disse que foi surpreendido, desde a última semana, com ofícios assinados pelo presidente em Minas do partido, deputado federal Marcelo Aro, e pelo vice-presidente, Castellar Modesto Guimarães Neto.

Segundo Dirceu contou a reportagem, na semana passada, Marcelo Aro lhe enviou comunicado para que votasse contra o Projeto de Lei 4.092/17, que institui o Programa de Assistência Estudantil na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e na Estadual de Montes Claros (Unimontes). A proposta foi aprovada hoje pelo plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Já vice-presidente do PHS em Minas encaminhou a Dirceu ofício dando para de 24 horas para que ele comunicasse à mesa diretora da Assembleia a saída da função de vice-líder do governo. “Há dois anos estou na vice-liderança e assumi o cargo tive apoio do partido. Agora comuniquei o Diretório Nacional do PHS da postura Executiva Estadual e vou aguardar as orientações”, disse.

O deputado afirma não ter motivos para deixar o posto e muito menos o partido e disse não entender porque passou a sofrer esse tipo de pressão. “Eu não vejo motivo para sair. Se vierem conversar comigo, tudo bem. Mas não saio pela porta dos fundos”, disse.

O deputado disse que nunca tinha recebido orientações dessa natureza por parte da legenda. Ele argumentou que sempre atuou em defesa dos interesses do partido. “Eu fui um dos que mais ajudou o partido a fazer (eleger) prefeitos. E alguns deles já me disseram que se eu sair, saem também”, revelou.

Dirceu Ribeiro disse que já foi convocado para participar de reunião com Aro, mas que ele não compareceu. “Ele deve parar, raciocinar, ver o erro que está cometendo com essas brincadeiras, e levar o partido pra frente. Porque me defender eu vou”, disse.

A prefeitura de Belo Horizonte, administrada por Alexandre Kalil (PHS), é uma das que são comandadas por prefeitos da sigla em Minas.

A reportagem entrou em contato com Marcelo Aro, mas ele não atendeu a ligação e nem respondeu à mensagem deixada.

O líder do governo, deputado Durval Ângelo (PT), saiu em defesa de Dirceu. "Nenhum partido faz isso em relação a projetos de lei, porque deve ser respeitada a liberdade de consciência do parlamentar, mas o deputado está sendo ameaçado por votar a favor desse projeto", ressaltou.

Durval Ângelo também destacou que Marcelo Aro tem cargos nomeados no Governo e cobrou medidas drásticas do Executivo a esse respeito. "Do contrário, o Governo se desmoraliza", considerou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)