(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senado aprova PEC do Teto de gastos

Os senadores deram 53 votos favoráveis ao texto apresentado pelo Executivo, uma votação apertada já que foram apenas quatro a mais que o quorum necessário


postado em 13/12/2016 13:48 / atualizado em 13/12/2016 17:55

(foto: Pedro França/Agência Senado)
(foto: Pedro França/Agência Senado)

Os senadores aprovaram, no início da tarde desta terça-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55/2016), a PEC do teto de gastos, por 53 votos a 16. O texto passou em segundo turno e agora será promulgado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) nesta quinta-feira. A proposta do Executivo, que gerou protestos em todo o país, congela os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

A proposta foi aprovada com quatro votos a mais que o mínimo exigido para virar lei – eram necessários 49 votos. Os senadores rejeitaram, por 52 votos a 20, um destaque apresentado do PT que determinava que o salário mínimo não fosse afetado pelo teto. Por 52 votos a 19, os parlamentares rejeitaram destaque que assegurava as atuais aplicações mínimas de recursos em saúde.

A Pec do teto havia sido aprovado em primeiro turno com 61 votos favoráveis e 14 contrários> Na noite de segunda-feira, as senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) impetraram recursos no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a tramitação mas o recurso foi negado.

No início da sessão, Grazziotin pediu a retirada da proposta de pauta, mas a questão de ordem foi negada. Na sequência, o plenário negou por 48 votos a 12 um recurso de Gleisi Hoffman contra o pedido para continuar a discussão da PEC em sessão extraordinária.


Segundo a PEC do Teto, os gastos federais só poderão aumentar de acordo com a inflação acumulada conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a partir de 2017 e pelos próximos 20 anos. AS regras valem para os orçamentos Fiscal e da Seguridade Social e para todos os órgãos e poderes. Dentro de um mesmo poder, haverá limites por órgão.

 

Segundo o texto, existirão limites individualizados para tribunais, Conselho Nacional de Justiça, Senado, Câmara, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público da União, Conselho Nacional do Ministério Público e Defensoria Pública da União.

O órgão que desrespeitar seu teto ficará impedido de, no ano seguinte, dar aumento salarial, contratar pessoal, criar novas despesas ou conceder incentivos fiscais, no caso do Executivo. A partir do décimo ano, o presidente da República poderá rever o critério uma vez a cada mandato presidencial, enviando um projeto de lei complementar ao Congresso Nacional. (Com Agência Senado)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)