(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidatos a prefeito copiam programas antigos de governo

Sem propostas genuínas, concorrentes a prefeituras repetem, literalmente, conteúdos das propostas apresentadas nas eleições passadas


postado em 18/09/2016 06:00 / atualizado em 18/09/2016 07:39

Prática candidatos de copiar plano de governo foi identificada em pelo menos seis municípios mineiros
Prática candidatos de copiar plano de governo foi identificada em pelo menos seis municípios mineiros


Sebastião Quintão (PMDB) copiava Marcus Vinicius Bizarro (PSDB), que copiava Nem Capotão (PR), que copiava Vicente Guedes (PHS), que copiava Geraldo Flávio de Andrade (PSDB), que copiava Gentil Pereira (PSD), que copiava Lalado (PP), que copiava Luciano Sartori (PMN), que copiava Edson Rogério (PSD). Quintão quer se prefeito de Ipatinga nas eleições deste ano, Bizzaro quer administrar Coronel Fabriciano e Nem Capotão o município de Novo Cruzeiro. Vicente Guedes quer se reeleger prefeito de Itambacuri, Geraldo Flávio de Andrade de Braúnas, Lalado de Mariléia e Sartori de Pescador. Edson Rogério, derrotado em 2012, tenta de novo ser prefeito de Entre Folhas. Genil Mata da Cruz foi eleito prefeito de Central de Minas, mas morreu em acidente aéreo ano passado.

Todos eles copiaram um do outro o programa de governo apresentado aos eleitores na disputas de 2012 e 2016 para prefeito. E nem despistaram. Além do texto do programa ser praticamente idêntico, na maioria dos casos, até a formatação do documento é a mesma, com fonte e erros semelhantes.

No caso de Sebastião Quintão, não houve nem mesmo um cuidado para trocar os nomes das cidades. Em determinado momento, seu programa promete melhoras para Fabriciano e também investimentos em agropecuária, atividade econômica que praticamente inexiste no município.


Não se sabe ao certo quem foi o autor do programa original e como ele foi plagiado, mas ele rodou o Brasil e chegou a ser copiado até mesmo por candidatos a prefeito de Sergipe e no Espírito Santo, nas eleições de 2012. Na disputa para prefeito de Jaguaré (ES), em 2012, Domingos Sávio Pinto Martins usou o mesmo programa que Quintão, Bizarro e Nem do Capotão nas eleições deste ano.


Derrotado, Domingos Sávio foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público Federal (MPF-ES) por oferecer cargos públicos e dinheiro para que testemunhas prestassem depoimento falso para prejudicar processo de cassação do então prefeito de Jaguaré, Evilásio Altoé (PSDB). O mesmo programa também foi copiado em 2012 pelo candidato a prefeito Thiago Dória (PSDB), que foi eleito em Poço Verde, interior de Sergipe, mas não disputa mais um mandato.


A história se repete

A revelação da cópia veio à tona por meio dos adversários de Sebastião Quintão, que descobriram o plágio do programa de Fabriciano. Em um determinado trecho, no lugar de aparecer o nome da cidade de Ipatinga aparecia Fabriciano. O texto foi retificado na Justiça Eleitoral. Quintão admitiu a cópia, mas justificou dizendo que os programas foram elaborados por equipes em comum, já que nas duas cidades, PMDB e PSDB estão juntos na coligação que disputa o comando da prefeitura.


Porém, basta escrever um dos trechos do programa de governo nas ferramentas de pesquisa da internet para que os resultados da buscam revelem que ele aparece em diversos outros municípios. A reportagem localizou propostas iguais na campanha de candidatos de pelo menos 12 cidades brasileiras.


Um dos trechos que se repete, praticamente sem nenhuma alteração, é a abertura do programa de governo, onde os candidatos se apresentam para os eleitores e afirmam que o as propostas para a cidade foram feitas, sob orientação deles, “por um expressivo número de especialistas em cada segmento, que identificaram problemas e sugerem soluções”.

“Neste processo de confecção, foram ouvidos muitos segmentos da sociedade, mas certamente não todos, pelo que se pretende aperfeiçoar o seu conteúdo no curso da campanha, nos encontros pontuais, setoriais, debates e contatos que estou fazendo por todos os cantos deste município”, consta os programas de governo para as eleições deste ano de Quintão, Marcus Vinícius e Nem Capotão, que disputam as eleições para prefeito em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Novo Cruzeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)