(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito preso passa mal e é internado


[]

postado em 11/05/2016 00:12

Alessandra Mello e Luiz Ribeiro

O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), foi levado ontem do Presídio Regional da cidade para o hospital Prontocor com vômitos, pressão alta e taquicardia. Ele permanece internado sob escolta policial. Por meio de sua secretária, o cardiologista Cláudio Pereira, que atendeu o prefeito, informou no começo da noite que ele continuava sob observação e sedado. Visitas estão proibidas e só é permitida a entrada de médicos. Agentes penitenciários fazem a escolta do quarto e do hospital. Não há por enquanto previsão de alta.

Pela manhã, a Câmara Municipal aprovou, por 14 votos a oito, o pedido de licença de 60 dias solicitado por Muniz. Na mesma sessão, os vereadores rejeitaram pelo mesmo placar o pedido de vacância do cargo e de instalação de uma comissão processante para investigar as denúncias de desvios na saúde e cassar o mandato do prefeito. A solicitação foi feita pela professora Iara Pimentel.

No tempo em que ficar licenciado, a prefeitura será comandada pelo vice-prefeito José Vicente Medeiros (PMDB). Sua posse temporária está prevista para amanhã. Ele aguarda apenas a notificação da Câmara para assumir oficialmente.

Muniz está preso preventivamente desde 18 de abril por suspeita de prejudicar o funcionamento de hospitais públicos da cidade para favorecer uma instituição privada de propriedade da família dele. Ele também é acusado de ameaçar de morte as testemunhas no processo de investigação conduzido pela Polícia Federal e Ministério Publico Federal. A defesa nega as acusações e alega perseguição política. Com a aprovação da licença, o prefeito garante uma sobrevida no cargo, já que a Lei Orgânica da cidade afirma que o afastamento do prefeito sem licença por mais de 20 dias resulta em perda do mandato.

Muniz foi preso em Brasília no dia seguinte à votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, horas depois de sua mulher, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), votar a favor do afastamento da petista citando o marido como exemplo de bom gestor. No mesmo dia, ele foi transferido para Montes Claros. Também foi presa a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento. A defesa entrou semana passada com um pedido de relaxamento da prisão, que foi negado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)