(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Saiba como será a votação do impeachment no Senado nesta quarta-feira

A sessão no plenário para a análise da admissibilidade do processo de impeachment está marcado para esta quarta-feira (11)


['UltimaDataEdicao', '_PortalUtils__portal', '_UltimasApp', '__abstractmethods__', '__class__', '__delattr__', '__dict__', '__doc__', '__format__', '__getattribute__', '__hash__', '__init__', '__metaclass__', '__module__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', '_abc_cache', '_abc_negative_cache', '_abc_negative_cache_version', '_abc_registry', '_addContentPortal', '_addConteudo', '_addFile', '_addLog', '_dothetags', '_editContentPortal', '_execSqlClear', '_exportContent', '_formatarCorpo', '_getAntProx', '_getAttrContent', '_getAttrNoticia', '_getAutorNoticia', '_getBlockquotesSite', '_getContentByRetranca', '_getDestaqueSite', '_getDublinCore', '_getFotosADSite', '_getFotosSite', '_getListContent', '_getListContentRef', '_getListTag', '_getNoticia', '_getNoticiaPublicada', '_getNoticiaPublicadaUltima', '_getRotulo', '_getSVG', '_getTag', '_getTags', '_getTipo', '_getTiposBlockquote', '_getTitleDados', '_getUltimasNoticias', '_getUltimasNoticiasAcessadas', '_getUltimasNoticiasComentadas', '_getUltimasNoticiasVotadas', '_getUrlByApp', '_getVideosSite', '_get_noticia_categoria', '_install', '_installApp', '_listarAutores', '_maisUltimasApp', '_renderLink', '_setDados', '_ultimasAplicativo', '_unistallApp', '_verifyStatusContent', 'addAutor', 'addAutori', 'addFotoAutor', 'addNoticia', 'addRotulo', 'copyFiles2Temp', 'delAutor', 'delConteudo', 'delRotulo', 'editApp', 'editAutor', 'editNoticia', 'edtRotulo', 'execSql', 'execSqlBatch', 'execSqlCommit', 'execSqlFields', 'execSqlUnion', 'execSqlu', 'execSqluFields', 'getAutor', 'getAutores', 'getTags', 'getUltimasNoticias', 'getUltimasNoticiasAcessadas', 'getUltimasNoticiasComentadas', 'getUltimasNoticiasVotadas', 'haslink', 'haslist', 'id_site', 'maisAcessadas', 'maisComentadas', 'maisDataEdicao', 'maisDataEdicaoJx', 'maisNoticia', 'maisTag', 'maisUltimas', 'maisUltimasApp', 'meta_type', 'request', 'retornarWidgets', 'runpaths', 'schema', 'title', 'ultimasAplicativo']

postado em 10/05/2016 12:47 / atualizado em 10/05/2016 12:51

A análise da admissibilidade do processo de impeachment movido contra a presidente da República, Dilma Rousseff, está previsto para esta quarta-feira (11). A data foi mantida nesta segunda (9) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.

Segundo Renan, um encontro com os líderes partidários deve definir o tempo de duração das intervenções. O presidente da Casa, no entanto, já adiantou parte do rito da sessão.

Abertura e duração


Cada senador terá 10 minutos para discutir e mais cinco minutos para encaminhar o voto. "O ideal é que cheguemos a um meio termo, tudo acertado com os líderes dos dois lados", destacou Renan. A expectativa é que pelo menos 60 senadores falem, o que somaria 10 horas de sessão.

Senadores inscritos


As inscrições para a sessão desta quarta-feira serão abertas a partir das 15h desta terça-feira (10), em dois livros - um para os parlamentares que estão a favor da admissibilidade do processo e outro para os que se posicionam contrariamente.

Horário e intervalos


A sessão terá início às 9h desta quarta-feira (11). Haverá uma interrupção às 12h. Os trabalhos retornam às 13h e seguem até as 18h. Uma nova interrupção será feita e a sessão é retomada às 19h seguindo até a votação, que deve ser realizada via painel eletrônico. Será possível votar sim, não ou abstenção. Após a conclusão da votação, será divulgado como cada parlamentar votou.

O quórum mínimo para votação é de 41 dos 81 senadores (maioria absoluta). Para que o parecer seja aprovado, é necessário voto da maioria simples dos senadores presentes – metade mais um. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), só vota em caso de empate.

Se for aprovado o relatório da comissão, o processo é oficialmente instaurado e a presidente Dilma Rousseff afastada por 180 dias. Em caso contrário, o processo é arquivado e Dilma segue à frente do Executivo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)