(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novo presidente da AMM critica Dilma e diz que vai priorizar gestão política

O prefeito de Pará de Minas, Antônio julio, assumiu nesta quinta-feira o comando da Associação Mineira de Municípios


postado em 07/05/2015 20:18 / atualizado em 07/05/2015 22:59

O prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio (PMDB), assumiu nesta quinta-feira a presidência da Associação Mineira dos Municípios (AMM). Ele afirmou que sua gestão será marcada, principalmente, pela negociação política. A falta de conversa e articulação entre as esferas do Executivo e com o Legislativo é apontada como a crise mais relevante. “Por isso eu vou fazer política na AMM. Eu tentar trazer os prefeitos para discutir política com o governo, com os secretários, pra gente não ficar só aceitando as imposições de tecnocratas que não atendem os interesses dos municípios”, afirmou. A posse de Júlio ocorre na 32º congresso de municípios que ocorre no Expominas, em Belo Horizonte.

Outra queixa do novo presidente da associação está relacionada à questões jurídicas que acabam dificultando a vida dos prefeitos. “Porque quando você chega no Judiciário e em alguns órgãos e faz um monte de reclamação, eles dizem que estão cumprindo a lei. E a lei está equivocada. Temos que ter coragem de discutir e apresentar propostas”, ressaltou. Antônio Júlio enumerou algumas questões que acabam tirando o sono dos administradores municipais, como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a lei de licitação e a obrigatoriedade de investimentos em algumas áreas, como a saúde.

Apesar de falar em diplomacia e negar que será “de oposição”, o novo presidente da AMM não poupou críticas à presidente Dilma. Ele apontou a falta de habilidade política dela como “muito grave”. “A presidente da República não conversa com a classe política, não conversa com o Congresso Nacional é muito grave”. Antônio Júlio disse que pretende tratar de política, no plano federal, com o vice-presidente Michel Temer(PMDB). “Dilma não gosta de política, por isso, estamos vivendo uma crise política”, entende.

Em Minas, Júlio disse que a relação com o governador Fernando Pimentel (PT) “será melhor possível”. Mas adiantou que atuará prioritariamente em favor do estado. “Vou ser o presidente dos prefeitos. Se tiver que ser oposição ao governo eu vou questionar, mas estamos preocupados com Minas Gerais”, disse.

Também durante a posse, o governador Fernando Pimentel (PT) disse que na próxima semana vai quitar as faturas pendentes do governo passado e ainda retomar as obras paralisadas desde sua posse, assim como recuperar as estradas. Segundo ele, a retomada deve acontecer até no final do primeiro semestre.

Na semana que vem, Pimentel já tem agendada uma reunião com o novo presidente da AMM e toda a diretoria empossada hoje, para se inteirar sobre as reivindicações dos municípios mineiros.

Mas para cumprir uma promessa de campanha, Pimentel anunciou que em 15 dias, será apresentado os fóruns regionais de governo, que descentralizará a administração. O estado será dividido em 17 regiões, de acordo com critérios estabelecidos pela Secretaria de Planejamento, em estudo desde a posse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)