(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de BH faz minirreforma no primeiro escalão de governo


postado em 05/01/2015 06:00 / atualizado em 05/01/2015 07:29

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) oficializa hoje uma série de mudanças na composição da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Um de seus principais aliados, o secretário de Governo, Josué Valadão, deixa o cargo para ceder lugar à deputada estadual Luzia Ferreira (PPS) – derrotada em outubro na disputa para uma das 53 cadeiras da Câmara dos Deputados. A nomeação de Luzia será publicada no próximo dia 12, com um prazo de 20 dias para que ela seja empossada. O prazo será usado para evitar que ela se licencie da Assembleia Legislativa, cujo mandato termina em 1º de fevereiro.

A substituição de Josué Valadão, no entanto, não significa o desligamento da administração de Lacerda. O administrador de empresas será deslocado para a Secretaria de Obras, atualmente comandada por José Lauro Nogueira Terror. Pela frente, ele terá projetos importantes e prioritários para a prefeitura da capital, como as novas rotas do BRT/Move nas regiões Oeste, Barreiro, Noroeste e Pampulha, que serão finalizadas até 2016, conforme mostrou a edição de ontem do Estado de Minas. A estimativa é de que, ao longo de 2015, sejam feitos os projetos de engenharia e, em 2016, as máquinas sejam colocadas nas ruas.

José Lauro Nogueira Terror, que esteve à frente da pasta durante a maior crise vivida pelo governo de Lacerda – a queda do viaduto Batalha de Guararapes, na Avenida Pedro I, em plena Copa do Mundo, e a poucos dias de um jogo do Brasil em Belo Horizonte –, será transferido para a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). O órgão é responsável pela implementação de parte do programa de modernização da prefeitura. A área, que estava aos cuidados da Secretaria Adjunta de Modernização, ligada à pasta de Governo, será transferida para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Informação.

Há ainda a expectativa de que parte da equipe do governo de Alberto Pinto Coelho (PP), encerrado no último dia 1º com a posse de Fernando Pimentel (PT), seja nomeada para cargos na PBH. A primeira nomeação ocorreu na quarta-feira passada. O então subsecretário da Receita Estadual, Gilberto Silva Ramos, foi indicado para o cargo de secretário adjunto de Arrecadações de Belo Horizonte, pasta ligada à Secretaria de Finanças.

Um dos mais influentes integrantes dos 12 anos da gestão tucana em Minas Gerais, o ex-secretário de Governo Danilo de Castro (PSDB) é cotado para assumir a Secretaria de Assuntos Institucionais da PBH, posto atualmente ocupado por Marcelo Abi-Saber. Na reforma administrativa feita por Marcio Lacerda, em fevereiro de 2013, o PSDB já tinha crescido sua participação na administração municipal, com a indicação de sete nomes para o primeiro escalão.

Nos bastidores, o crescimento de indicações tucanas para a prefeitura da capital teria como meta a disputa do ano que vem, quando poderá ser reeditada a dobradinha entre PSB e PSDB, que garantiu a eleição de Lacerda em 2008 e 2012.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)