(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confronto em último debate registrou bom desempenho de Aécio, dizem analistas


postado em 04/10/2014 06:00 / atualizado em 04/10/2014 07:55

Brasília – Aguardado pelos candidatos como o que historicamente obtém a maior audiência na corrida presidencial, o debate da TV Globo, exibido na noite de quinta-feira, repercutiu na mídia e nas redes sociais pelo embate tenso entre os presidenciáveis. O confronto recebeu o dobro da audiência dos anteriores e gerou picos de comentários na internet. Colunistas de política avaliaram positivamente o debate. Para eles, aproveitando a subida nas pesquisas, Aécio Neves (PSDB) se saiu melhor que Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB).

Em comentário à Rádio CBN, o jornalista Kennedy Alencar destacou que a disputa pelo segundo lugar entre Aécio e Marina contribuiu para esquentar o último debate do primeiro turno. “No balanço geral das trocas de acusações entre Dilma, Aécio e Marina, o tucano foi o que se saiu melhor no debate da TV Globo”, apontou. Para ele, o sucesso do senador nos ataques é fruto do crescimento do desempenho dele nas pesquisas, que apontam empate técnico com a candidata do PSB. Apesar de destacar Aécio, Kennedy diz que Marina e Dilma não foram mal.

O jornalista registrou ainda que Dilma mudou a estratégia em relação aos últimos debates. “Priorizou perguntas para o tucano. Já há no PT quem prefira enfrentar Marina a Aécio na segunda etapa, porque a candidata do PSB se enfraqueceu.” Kennedy destacou ainda as intervenções de Luciana Genro (PSol) e de Eduardo Jorge (PV) como positivas. “Num debate à parte, os bons destaques foram Luciana Genro e Eduardo Jorge. Luciana e Jorge fizeram bem ao cobrar de Levy Fidelix uma retratação em relação ao discurso homofóbico.”

Colunista do jornal O Globo, Ricardo Noblat também avaliou que Aécio venceu o confronto. “Aécio Neves, candidato do PSDB, ganhou com folga os dois debates. No da Record, ele enfrentou principalmente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição. No da Globo, mais à vontade, enfrentou Dilma e Marina de uma vez”, registrou. Em seu blog, Noblat destacou pontos do debate, como a troca de acusações entre Dilma e Aécio sobre a Petrobras. “No meio do debate, pesquisas com grupos de eleitores bancadas pelo PT indicavam que Aécio estava sendo melhor avaliado. Ao fim do debate, era visível a frustração de assessores e correligionários de Marina com o fraco desempenho dela.”

Reinaldo Azevedo, colunista da revista Veja e da Folha de S.Paulo, também elegeu Aécio o vencedor do debate. Para ele, o tucano dividiu o protagonismo do confronto com Dilma. “Marina Silva, do PSB, uma vez mais, se mostrou murcha, sem brilho”, escreveu em seu blog na revista. Reinaldo avalia que, nos quatro embates diretos entre Dilma e Aécio, ele apresentou os melhores argumentos. Já nos dois confrontos entre a petista e Marina, ele defende que a presidente se saiu melhor.

De acordo com o Twitter, a hashtag #DebateNaGlobo esteve em 3,1 milhões de publicações entre 19h50 de domingo e 1h30 da madrugada de ontem. De acordo com o colunista da Folha de S.Paulo Daniel Castro, “o embate entre Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves conquistou a sintonia de 48% dos televisores ligados na Grande São Paulo”. “O da Record, no último domingo (28), ficou com 8,6%. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo”, completou o colunista.

Ontem, mais um levantamento mostrou empate técnico entre Aécio Neves e Marina no primeiro turno. De acordo com a pesquisa Sensus realizada entre terça-feira e ontem, Dilma Rousseff tem 37,3% das intenções de voto, Marina, 22,5% e Aécio, 20,6%. Na simulação de um segundo turno entre Dilma e Marina, a presidente aparece com 44% e a candidata do PSB, com 37,6%. No embate entre Dilma e Aécio, a petista tem 45,8% e o tucano, 36,9%.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)