(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha de Marina em Minas provoca discórdia entre aliados

A mais nova disputa envolvendo O PSB em Minas tem como pivô a agenda de Marina no estado


postado em 25/09/2014 07:22 / atualizado em 25/09/2014 07:29

Marina Silva tentou se aproximar das entidades sindicais com a promessa de
Marina Silva tentou se aproximar das entidades sindicais com a promessa de "revisitar" o fator previdenciário e manter direitos trabalhistas e voltou a usar o IBGE e a Petrobras para atacar Dilma (foto: Nelson Almeida/AFP)

O PSB continua rachado em Minas Gerais. A mais nova disputa envolvendo a legenda no estado tem como pivô a agenda da candidata do partido à Presidência da República, Marina Silva. No início da semana, a legenda divulgou que a ex-senadora estaria nesta sexta-feira em Lagoa Santa – município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) administrado pelo prefeito Fernando Pereira, filiado ao PSB – para a realização de um comício de encerramento de sua campanha em Minas Gerais. Integrantes da Rede – o partido lançado por Marina que não obteve registro na Justiça Eleitoral – organizaram o evento. No entanto, a campanha do candidato socialista ao governo de Minas, Tarcísio Delgado, informou ontem que a viagem a Lagoa Santa foi cancelada e que Marina vai a Juiz de Fora, na Zona da Mata, terra natal de Delgado, antes de seguir para Montes Claros, no Norte de Minas, para um ato marcado para a noite. A decisão de cancelar o comício em Lagoa Santa teria partido do comando nacional da campanha.

O prefeito do município da RMBH, no entanto, garante que a candidata estará na cidade e que toda a estrutura já foi montada e convites distribuídos para o evento. Pouco antes, a secretária-geral do partido em Minas Gerais, Ana Paula Rocha Teixeira, disse que houve um problema na agenda e que Marina talvez tivesse de cancelar a ida a Lagoa Santa, mas garantiu que ainda não havia confirmação oficial sobre o destino dela em Minas e que, se for preciso, a candidata voltará ao estado na próxima semana para visitar a cidade que ficar de fora da agenda de amanhã. Segundo a secretária, não há disputa entre grupos do PSB e da Rede pela agenda da presidenciável. “Não tem essa divisão entre Rede e PSB dentro da legenda. O problema é que todos os municípios querem a candidata”, afirmou, embora a agenda de Marina tenha sido motivo de brigas em uma reunião anteontem. Depois de alguns desentendimentos, teria ficado acertada visita de Marina a Juiz de Fora e a Lagoa Santa. Montes Claros, defendida por Delgado, ficaria de fora. De acordo com um dirigente do partido, Delgado não quer que Marina vá a Lagoa Santa porque o prefeito de lá não estaria apoiando sua candidatura. Fernando Pereira nega.

Promessas socialistas

Nessa qurata-feira, o fator previdenciário foi centro da campanha de Marina. A ex-senadora se encontrou com lideranças sindicais em São Paulo, onde prometeu “revisitar” o cálculo das aposentadorias. “Queremos revisitar o fator previdenciário para encontrar uma forma correta que não penalize o trabalhador e o aposentado brasileiro”, discursou. Em resposta aos ataques adversários, a presidenciável assegurou que manterá todos os direitos trabalhistas e sociais.

“É preciso aperfeiçoar o fator previdenciário que o Fernando Henrique Cardoso criou e o PT criticou, mas manteve. É preciso encontrar uma nova maneira de caminhar que não seja a que pune o trabalhador e o aposentado”, defendeu Marina, sem detalhar propostas.

Marina reforçou o compromisso dela com o trabalhador e rebateu o ataque petista que insinua que a pessebista acabará com direitos sociais e trabalhistas. “Nossa coligação não retrocederá nem um milímetro nas conquistas alcançadas a duras penas pelos brasileiros. Temos respeito pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)”, disse.

A candidata aproveitou o palanque para criticar a gestão de empresas e órgãos públicos, como a Petrobras e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Não vamos ser complacentes com os erros, como aqueles que estão acabando com a Petrobras e com a Eletrobrás e desmoralizando, além das agências reguladoras, uma instituição tão respeitada para o planejamento das políticas públicas, como o IBGE”, atacou, em referência à correção dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), na semana passada.

Com Felipe Seffrin


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)