(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-presidente da Petrobras diz que irregularidades são "desconhecidas"


postado em 16/09/2014 00:12 / atualizado em 16/09/2014 07:34

Curitiba – Em depoimento nessa segunda-feira à Justiça Federal do Paraná, o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli disse que não conhecia o doleiro Alberto Youssef nem sabia das relações entre ele e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Gabrielli prestou depoimento, por meio de teleconferência, ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos abertos no Paraná após a operação Lava a Jato, da Polícia Federal. “Ao que me conste, nenhum evento de propina, de corrupção sobre os quais ele (Costa) está sendo acusado chegou ao meu conhecimento”, disse o ex-presidente da Petrobras.

O juiz indagou ainda se auditoria interna da estatal detectou algum tipo de fraude, superfaturamento ou pagamento de comissão em negócios da Petrobras. “Não tenho conhecimento concreto. As auditorias internas da Petrobras não indicaram esse comportamento. Se houve, não foi do meu conhecimento”, respondeu Gabrielli.

O juiz quis saber como era o processo de escolha que levou à nomeação de Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento da Petrobras. Moro indagou se o ex-diretor havia sido indicado pelo ex-deputado federal José Janene (PP). Gabrielli disse que não tinha essa informação. “Quem tem competência para indicar diretores é o Conselho de Administração “, alegou. “Mas há influência política?”, perguntou o juiz. “A existência de influência política ou não ocorre no âmbito do governo”, respondeu o ex-presidente da estatal.

Gabrielli afirmou ainda que não conhecia Janene. Ele explicou que Paulo Roberto Costa era um técnico de carreira, que vinha da área de exploração e produção, e foi apresentado pelo conselho. Indagado pelo Ministério Público Federal sobre se Paulo Roberto tinha ingerência sobre a comissão de licitação para execução da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, Gabrielli disse que o ex-diretor não mandava sozinho no setor de compras da Petrobras. “Os processos licitatórios envolvem a diretoria de Engenharia e a do segmento. São sempre comissões mistas formadas pelas diretorias envolvidas”, sustentou Gabrielli.

O ex-presidente da Petrobras falou na condição de testemunha de Youssef. Gabrielli foi presidente da Petrobras entre 2005 e 2012, período em que Paulo Roberto Costa, um dos alvos centrais da operação Lava a Jato, era um dos diretores da estatal. Costa é acusado de intermediar contratos entre a grandes empreiteiras e a Petrobras com a ajuda de políticos de diversos partidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)