(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça Eleitoral usa redes sociais para atrair os jovens

Campanha do TSE usará o slogan #vempraurna para chamar a atenção de quem tem 16 e 17 anos para o voto em outubro. Hashtag é uma adaptação do bordão usado nas manifestações do ano passado


postado em 02/03/2014 00:12 / atualizado em 02/03/2014 08:09

Juliana Cipriani

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai aproveitar o slogan que ganhou as redes sociais com as manifestações de junho do ano passado para fazer uma campanha por uma maior participação dos jovens nas eleições de outubro. Para tentar ampliar a adesão dos eleitores de 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo, a Justiça Eleitoral está lançando a campanha #vempraurna, uma adaptação da hashtag #vemprarua, como forma de chamar esse público na internet.

A intenção da Justiça Eleitoral, que também vai usar comerciais de rádio e televisão, é tentar conscientizar esses potenciais eleitores da importância do voto. O mote da campanha será mostrar aos jovens que o voto consciente pode promover mudanças na vida política do país. O #vemprarua foi escolhido diante da grande repercussão dos chamamentos que convocavam os protestos durante a Copa das Confederações, em 2013.

A Fanpage oficial do TSE no Facebook também usa o slogan “seu voto vale o Brasil inteiro” com a intenção de vincular o voto à cidadania. A página, reativada em 30 de janeiro, tem hoje pouco mais de 5,6 mil curtidas, mas, por meio dos compartilhamentos, pode fazer seus recados chegarem a milhares de pessoas. No espaço, os eleitores podem saber curiosidades, como as características da urna eletrônica e o recadastramento biométrico, que vai mudar gradativamente a identificação dos eleitores para um equipamento que usa as impressões digitais.

Também é possível saber informações importantes, como o prazo para quem quiser votar este ano tirar o primeiro título de eleitor. Esses interessados terão até 7 de maio para procurar um cartório eleitoral. Essa data-limite também vale para quem quiser alterar seu domicílio eleitoral e para os eleitores com alguma deficiência solicitarem direcionamento para alguma zona de votação com acessibilidade.

Ao assumir a presidência do TSE, o ministro Marco Aurélio Mello havia ressaltado o voto como forma mais eficaz de mudar a realidade brasileira em contraposição aos protestos violentos. “A vontade do povo é soberana, mas deve ser depositada nas urnas, e não incendiada nas lixeiras das ruas”, discursou na ocasião.

Twitter De acordo com a assessora-chefe de imprensa do TSE, Kátia Cubel, as redes sociais são usadas para deixar a Justiça Eleitoral mais próxima da sociedade e, em especial, dos eleitores mais jovens. O TSE também conta com página no twitter que tem mais de 51,4 mil seguidores e com um canal de vídeos no YouTube.

Em alguns estados, os eleitores devem ficar atentos aos prazos de recadastramento biométrico. No Acre, o último dia foi ontem e ao longo deste mês, outros terminarão os levantamentos. Na Bahia e no Espírito Santo, o cadastro vai até dia 28. Também estão terminando os trabalhos em municípios do Rio Grande do Sul, Tocantins, Paraíba, Santa Catarina, Amapá, Pernambuco e Brasília. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)