(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Julgamento da Chacina de Felisburgo sofre mais um adiamento

Adiado por três vezes, o julgamento de Felisburgo sofre mais uma reviravolta: dois dos quatro acusados só serão julgados no ano que vem


postado em 10/10/2013 10:23 / atualizado em 10/10/2013 10:39

Os quatro acusados de participar da Chacina de Felisburgo. Dois réus devem ser julgados só no ano que vem(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Os quatro acusados de participar da Chacina de Felisburgo. Dois réus devem ser julgados só no ano que vem (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Dois dos quatro acusados de participar da Chacina de Felisburgo devem ser julgados no ano que vem. O pedido foi feito nesta quinta-feira, no tribunal do júri, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, pela defesa de Chafik Luedy, apontado como mandante da Chacina de Felisburgo-, e de Washington Agostinho da Silva, também acusado de participar do crime. 

Os outros dois réus acusados de invadir a Fazenda Nova Alegria, no município de Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha, e assassinar cinco pessoas e deixar outras 27 feridas, devem ser julgadas no dia 23 de janeiro de 2014.

Entenda o caso

De acordo com inquérito policial, comandados por Adriano Chafik, 17 pistoleiros invadiram o local e atearam fogo em barracos e plantações. As cinco vítimas foram executadas com tiros à queima-roupa.

Chafik confessou ter participado do massacre, mas poucos dias depois conseguiu, por meio de habeas corpus, responder ao processo em liberdade.

As famílias de sem terra ocuparam o local em 2002 e tinham denunciado à Polícia Civil o recebimento de ameaças por parte dos fazendeiros. No mesmo ano, 567 dos 1.700 hectares da fazenda foram decretados pelo Instituto de Terra de Minas Gerais (ITER) como terra devoluta, que é uma área do Estado e que deveria ser devolvida para as famílias. Nove anos depois do episódio, as famílias ainda vivem no assentamento, aguardando que parte da área seja desapropriada. Iniciado há 14 anos, o processo agora tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)