A presidente Dilma Rousseff (PT) jogou para o governo estadual e a Prefeitura de Belo Horizonte a responsabilidade pela liberação de R$ 7,3 bilhões para a área de mobilidade urbana na região metropolitana. Em entrevista nessa quarta-feira a emissoras de rádio em Varginha, Sul do estado – onde foi inaugurar a ampliação do câmpus da Universidade Federal de Alfenas (Unifenas) na cidade –, ela assegurou que assim que os projetos estiverem prontos e as obras estruturadas, virá a Belo Horizonte anunciar os recursos, que sairão dos cofres federais. A verba foi pedida pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) e pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) no início do mês passado, durante encontro com os ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e do Planejamento, Miriam Belchior, em Brasília.
Os outros R$ 2,9 bilhões correspondem a demandas da administração municipal, e incluem a integração de linhas ao BRT Amazonas, a linha 3 do metrô – ligando a Savassi ao Belvedere – e intervenções de 100 quilômetros para corredores exclusivos de ônibus. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura da capital, os projetos ainda estão sendo elaborados e não há uma previsão para conclusão, pois envolvem muitas áreas. Segundo a assessoria de imprensa do governo estadual, os projetos da BRT estão “adiantados”. Em relação ao metrô, disse que em abril foram iniciados os serviços de topografia (com previsão de terminar em outubro) e os projetos de engenharia nas três linhas (que devem estar prontos em abril do ano que vem). Sobre o Trem, a informação é que será na modalidade parceria público-privada (PPP) e no mês que vem será apresentado o modelo. Em novembro haverá uma consulta pública e até o início do ano que vem o lançamento do edital de licitação.
Rodovia da morte
Antiga reivindicação dos motoristas, a duplicação da BR-381 pode ter início em dezembro, estimou ontem a presidente Dilma. De acordo com ela, até setembro deverão estar definidos os vencedores de cinco lotes das obras, cuja licitação se encerrou em 17 de junho. “Eles estão sendo negociados porque o preço foi acima do previsto”, explicou a petista. Foram disputados 11 lotes da obra do trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, e em seis deles já foram apontados os vencedores. Sobre o metrô da capital, a expectativa da presidente é liberar R$ 1 bilhão até outubro deste ano, caso o projeto em elaboração pelo governo federal fique pronto.
Em relação ao Anel Rodoviário foi feito um convênio com o governo estadual e, de acordo com a presidente, em fevereiro será feita a licitação da obra de revitalização. Ela anunciou ainda que três trechos, considerados mais delicados, terão editais publicados até janeiro e obras conduzidas em caráter emergencial. São eles o Complexo da Avenida Amazonas, BR- 040 e Complexo da Avenida Pedro II com Ivaí. “Ficamos com o chamado trecho sul e vamos liquidar todas as questões até março”, prometeu a presidente. Ela anunciou ainda que as obras serão contratadas entre maio e junho e a expectativa é que sejam concluídas em julho.
À ESPERA DOS R$ 7,3 BILHÕES
PEDIDOS DO GOVERNO ESTADUAL
Extensão do BRT
Para atendimento aos municípios de Santa Luzia e Ribeirão das Neves com implantação de estações-ponto ao longo das avenidas Vilarinho, Senhor do Bonfim, no Bairro Morro Alto, e Brasília, em Santa Luzia, e na MG-010. Há também o projeto de extensão até o município de Betim.
Expansão do Metrô
Complementação da rede de metrô para atendimento à região hospitalar, com ampliação da linha 2 em trecho subterrâneo e atendimento a Betim, com a extensão da linha 1. Além disso, tem-se a expansão da linha 1 do Terminal Vilarinho até o Bairro Morro Alto e a construção de nova linha subterrânea conectando o Terminal da Lagoinha ao aeroporto da Pampulha.
Transporte sobre Trilhos Metropolitano
Trecho intitulado de Betim- Belvedere, terá extensão de 35,6 km, contemplando 12 estações e atendendo as cidades de Contagem, Belo Horizonte, Ibirité e Nova lima.
PEDIDOS DA PBH
BRT Amazonas
Extensão do sistema BRT para Avenida Amazonas e Anel Rodoviário.
Expansão do metrô
Extensão da Linha 3 do metrô, da Savassi até o Belvedere.
Corredores para ônibus
Intervenções de 100 quilômetros para corredores exclusivos para ônibus, ciclovias e pequenas intervenções no Centro para melhorar a circulação dos pedestres e a circulação do transporte coletivo no Hipercentro e na área hospitalar.