(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALIADOS INSATISFEITOS

Tucanos queriam mais cargos na gestão de Lacerda na PBH

No segundo mandato de Marcio Lacerda, os tucanos terão cinco cargos no primeiro escalão, sendo que três já estavam sob o comando do partido


postado em 28/02/2013 06:00 / atualizado em 28/02/2013 07:49

O PSDB até que queria, mas não vai ter nem de perto o tamanho que o arquirrival PT já teve na Prefeitura de Belo Horizonte. No segundo mandato de Marcio Lacerda (PSB), os tucanos terão cinco cargos no primeiro escalão, sendo que três já estavam sob o comando do partido: BHTrans, Secretaria de Saúde e Regional Pampulha. Os dois novos que entraram para a cota do partido são a Regional Barreiro e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que será entregue ao ex-prefeito de Juiz de Fora  Custódio Mattos (PSDB), derrotado na disputa pela reeleição.

No primeiro mandato de Lacerda, antes de romper com o prefeito, o PT tinha sob seu domínio as secretarias de Planejamento, Finanças, Políticas Sociais, Educação e Obras, a Urbel, a Sudecap, a Prodabel, a Belotur e três das nove regionais: Oeste, Leste e Venda Nova.

Segundo correligionários de quem participou das negociações com Lacerda, a intenção do prefeito era outra: deixar o PSDB apenas com o que já tinha. "Ao final não ficou nem como o partido queria nem como Lacerda gostaria", afirma um aliado dos tucanos. O prefeito já tinha negado pelo menos três cargos solicitados pelo senador Aécio Neves (PSDB): João Leite para a Secretaria de Obras, Paulo Bregunci para a Urbel e Reinaldo Alves Costa para a Sudecap.

Os tucanos se queixam de que Lacerda vem dando mais atenção a vereadores do que a partidos. Como exemplo, citam a entrega da Regional Noroeste ao vereador Wellington Magalhães (PTN) e a continuidade da influência de Preto (DEM), agora líder de Lacerda na Câmara, na Regional Oeste. Também para atender vereadores, o prefeito pretende chamar para o primeiro escalão da prefeitura Bruno Miranda (PDT). O parlamentar assumirá a Secretaria de Esportes, abrindo vaga para o suplente Moamed Rachid (PDT), ex-vereador que pertenceu ao grupo de Wellington Magalhães.

Apesar da reclamação, os tucanos serão contemplados, ainda que indiretamente, com outra movimentação de Lacerda para montagem do primeiro escalão. O prefeito vai entregar a Daniel Nepomuceno (PSB) a Secretaria de Políticas Sociais, abrindo vaga para Sapão (PSB), liderança do Barreiro, afilhado político do deputado estadual Célio Moreira (PSDB).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)