(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Marcio Lacerda e os 41 vereadores tomam posse na capital com novos desafios

Prefeito e 41 parlamentares tomam posse hoje na Câmara com a responsabilidade de tornar melhor a vida na capital dos mineiros


postado em 01/01/2013 00:12 / atualizado em 01/01/2013 07:27

O prefeito reeleito Marcio Lacerda (PSB), o vice Délio Malheiros (PV) e os 41 vereadores eleitos em Belo Horizonte tomam posse hoje com missões bem distintas. Lacerda tem pela frente uma série de desafios administrativos e políticos. Para os próximos quatro anos ele promete entregar algumas das obras mais aguardadas pela população, como as duas novas linhas do metrô, os trechos do BRT (transporte rápido por ônibus) e o hospital metropolitano do Barreiro, as duas últimas esperadas para funcionar já em 2013. No campo político, o socialista terá de enfrentar pela primeira vez uma bancada de oposição no Legislativo municipal. Como até 2012 o PT fazia parte da base governista, a relação com a Câmara não teve atritos e houve pouco desgaste político para Lacerda. A partir de agora, a nova bancada petista promete endurecer o jogo e atuar como oposição firme ao prefeito.


Na Câmara, os 41 vereadores eleitos, com 307,5 mil votos, em outubro, assumem as cadeiras com a responsabilidade de melhorar a imagem da Câmara Municipal de Belo Horizonte, desgastada nos últimos anos por uma série de escândalos. Vinte assumem a cadeira pela primeira vez. Dois já tiveram experiência na Casa. Dezenove são veteranos, reeleitos. A cerimônia de posse dos parlamentares começa às 14h na Câmara Municipal. Em seguida, no mesmo local, serão empossados o prefeito reeleito Marcio Lacerda (PSB) e o vice, Délio Malheiros (PV). Logo depois acontece a eleição da Mesa Diretora da Câmara. E será dada a largada da legislatura de 2013/2016.

Com o recado das urnas – houve renovação de 53% das cadeiras –, os parlamentares terão como um dos desafios ampliar o diálogo com a sociedade, que de 2011 para cá vem se organizando nas redes sociais para acompanhar de perto os trabalhos do Legislativo. Mais transparência, fim da verba indenizatória, projetos de grande relevância para a cidade, debates mais profundos, participação nas reuniões plenárias, menos interesses particulares e mais sociais são alguns dos anseios manifestados pelos belo-horizontinos não só na internet mas também nas galerias da Câmara e nas ruas.

Empossados os vereadores, os 19 partidos começam a formar grupos que vão caminhar com o prefeito, ficarão na oposição ao governo ou na posição de independência. Também dão início às articulações para as eleições de 2014. Nas conversas de bastidores a informação é de que pelo menos 20 vereadores devem disputar uma vaga na Assembleia ou na Câmara dos Deputados. Em 2010, participaram da disputa estadual e federal 19 vereadores e sete venceram.

A cerimônia

A cerimônia de posse dos vereadores, marcada para as 14h, será presidida pelo último presidente da Casa, Léo Burguês (PSDB). O evento é aberto ao público.

Os novos vereadores firmarão o compromisso, que será lido na tribuna pelo candidato mais votado, Bispo Fernando Luiz (PSB), e assinarão o termo de posse.

Na sequência, o prefeito reeleito Marcio Lacerda e o vice Délio Malheiros farão o mesmo. Após pronunciamento oficial, eles deixam o plenário.

Na segunda parte da reunião, o presidente da Câmara dará início ao processo de eleição da Mesa Diretora, cuja aprovação deve contar com o voto de 21 vereadores.

Até o momento da votação, serão feitas as inscrições das chapas e dos candidatos isolados aos cargos de presidente, 1º e 2º vice-presidentes, secretário-geral, 1º e 2º secretários, sendo assegurado um prazo mínimo de 15 minutos para o procedimento.

O presidente eleito irá escolher um vereador para o cargo de corregedor.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)