(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

José Genoino é condenado a quase sete anos de prisão por corrupção e formação de quadrilha

O ex-presidente do PT, poderá cumprir a pena em regime semi-aberto


postado em 12/11/2012 16:43 / atualizado em 12/11/2012 18:40

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoino, foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na sessão desta segunda-feira. Além da pena de reclusão, o petista ainda terá que pagar multa no valor de R$ 468 mil referentes a 180 dias-multa pelo crime de corrupção ativa. Como a condenação de Genoino é inferior a oito anos, ele poderá cumpri-la em regime semi-aberto e deixar o presídio para trabalhar durante o dia.

Para o ministro Joaquim Barbosa - relator da Ação 470 -, a atuação do réu condenado foi relevante. “Não se tratou de um crime de corrupção ativa comum”, disse. O ex-presidente do PT foi condenado pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. Inicialmente, Barbosa havia definido a pena de Genoino por corrupção ativa em cinco anos e três meses de reclusão. Porém, após argumentação dos outros ministros, a decisão foi reformada pelo relator.

A pena de José Genoino ficou definida da seguinte forma: por corrupção ativa ele vai cumprir dois anos e três meses de reclusão. Já para o crime de corrupção ativa a pena ficou estabelecida pelo Supremo em quatro anos e oito meses de prisão. Além disso, o petista foi penalizado em 180 dias-multa, cada um no valor de 10 vezes o salário mínimo, conforme os valores da época, totalizando R$ 468 mil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)