(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Balanço do Ministério do Esporte aponta que só 5% das obras para a Copa foram concluídas

"Dos 101 empreendimentos previstos, 55 estão em obras e cinco já foram entregues", informou Aldo Rebelo


postado em 23/05/2012 13:28 / atualizado em 23/05/2012 15:18

O governo federal divulgou nesta quarta-feira um balanço das ações para a Copa do Mundo mostrando que, a dois anos do torneio 41% das 101 obras previstas para o evento sequer começaram. De acordo com os dados, somente 5% dos empreendimentos estão concluídos e 54% estão em andamento. O balanço contém informações sobre as obras até abril deste ano. Entre as obras que não tiveram início existem 15% que ainda estão em fase de elaboração de projeto e mesmo assim o governo diz que 83% dos empreendimentos estarão concluídos até 2013 e os outros 17% serão entregues no ano da Copa. O Mineirão, conforme o balanço do Ministério do Esporte, têm 55% do percentual de execução das obras realizado e a previsão é que ele esteja pronto para a Copa das Confederações, que começa dia 15 de Junho do próximo ano. Além de BH, os estádios de Fortaleza, Salvador e Brasília, estão com as obras mais avançadas.

"Dos 101 empreendimentos previstos, 55 estão em obras e cinco já foram entregues", informou Rebelo. Ele lembrou que a maioria dos empreendimentos (69) tem previsão de entrega para 2013, e 26 para 2014. Outros 17 serão entregues em 2014. Em 2012, está prevista a entrega de 12 empreendimentos. Em relação aos estádios, oito dos 12 ainda não chegaram à metade das obras. Sobre as obras de mobilidade urbana, das 51 previstas 23 ainda não tiveram início. No caso dos aeroportos, das 31 obras previstas, apenas 18 estão concluídas ou em andamento. E por fim, das sete intervenções em portos, três ainda não tiveram início, entre elas, o do Rio, onde a previsão de entrega é para maio de 2014, um mês antes da Copa.

De acordo com o balanço, estão previstos 31 empreendimentos em aeroportos das cidades-sede. Desses, 13 estão em obras e cinco já foram entregues – um em Cuiabá (MT), um em Porto Alegre (RS), dois em São Paulo e um em Campinas (SP). “Não tenho dúvida nenhuma de que conseguiremos atender à demanda da Copa”, garantiu o secretário de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, durante entrevista no Ministério do Esporte.

A previsão do ministro é que 41 dos 51 empreendimentos de mobilidade urbana sejam entregues até dezembro de 2013. Os demais (10) têm previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2014. Para os portos, há uma previsão de R$ 900 milhões em investimentos para readequação e revitalização de sete unidades. Quatro deles tiveram as obras iniciadas: Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN) e Salvador. Os portos de Santos (SP) e do Rio de Janeiro se encontram em fase de licitação, e o de Manaus (AM) ainda não teve finalizada a elaboração do projeto.

Com Agências


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)