(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Falta muito para acertar ponteiros de coligação em BH

Coligação proporcional entre PT e PSB ainda está indefinida. Tucanos também são contra a chapa conjunta de vereadores


postado em 05/05/2012 06:00 / atualizado em 05/05/2012 07:13

O PT e o PSB ainda não chegaram a um acordo sobre o fechamento da coligação para a eleição dos vereadores. Mas, além dos socialistas, o PSDB não quer o PT na composição para a chapa proporcional. É que a entrada dos candidatos petistas atrapalha a eleição de uma bancada maior de vereadores do PSB e do PSDB. Os tucanos fecharam na capital mineira apoio à reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB), aliança que vai contar também com a participação do PT. No cálculo do PSDB, com a entrada do PT na chapa de vereadores de Lacerda, o partido elege no máximo três vereadores, mesmo número da atual bancada, reforçada no ano passado pela adesão do vereador Pablito César de Souza, o Pablito, que deixou o PTC.

Já o PT não abre mão da coligação proporcional, uma das reivindicações do partido para reeditar na disputa deste ano a dobradinha que elegeu Lacerda em 2008. Esta semana, o PT de Belo Horizonte enviou um ofício para a direção do PSB solicitando a marcação de uma reunião para acertar a coligação proporcional, o programa de governo e a escolha do candidato a vice na chapa de Lacerda.

O presidente do PT de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, disse que todas as vezes que o PT disputou a prefeitura da capital ele abriu mão de eleger um número significativo de vereadores para dar espaço aos aliados na chapa proporcional. Segundo ele, o acordo está fechado faltando apenas acertar os detalhes. “A coligação com o PSB na proporcional é legitima, pois abrimos mão de lançar um candidato a prefeito para compor com os socialistas. Com isso, perdemos muitos votos de legenda que já chegou, durante a eleição de Fernando Pimentel, a fazer três vereadores”, afirmou.

Na semana que vem, antes da marcação desse encontro entre PSB e PT, os socialistas vão tentar aparar as arestas durante uma plenária para tratar da eleição deste ano. O PSB ameaça entrar na Justiça caso a coligação com o PT seja mesmo fechada. Um dos argumentos para essa ameaça de processo é a decisão do encontro municipal do partido, realizado no fim do ano passado, que deliberou pela não aliança com nenhuma legenda para a disputa pelas vagas na Câmara Municipal.

Vice

O PT decide no dia 20 quem será o candidato a vice-prefeito na chapa de Lacerda. As inscrições dos pré-candidatos a vice foram abertas hoje, mas ninguém ainda se inscreveu para a disputa. O candidato vai ser eleito pelos delegados do partido. O prazo máximo dado pelo partido para quem pretende concorrer ao cargo de vice vence dia 14. Apesar de ainda não haver inscrições, novos nomes continuam surgindo. O mais recente é Luiz Gustavo Fortini, presidente da Fundação de Parques e Jardins. Segundo Carvalho, que batalhou para que o partido tivesse candidatura própria, o PT trabalha para escolher um nome de consenso entre todos os grupos do partido para evitar um racha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)