(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Câmara dá boas-vindas a novos vereadores com curso de formação


postado em 04/11/2008 16:11 / atualizado em 08/01/2010 04:06

Dos 17 eleitos, apenas dois faltaram: Léo Burguês (PSDB) (E) e Bruno Miranda (PDT)(foto: Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press e Câmara Municipal)
Dos 17 eleitos, apenas dois faltaram: Léo Burguês (PSDB) (E) e Bruno Miranda (PDT) (foto: Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press e Câmara Municipal)

 

Os novos vereadores de Belo Horizonte começaram na manhã desta terça-feira a se preparar para assumir o cargo em janeiro de 2009. Eles participaram do primeiro curso de candidatos eleitos promovido pela Escola do Legislativo na Câmara Municipal. Dos 17, apenas dois faltaram: Léo Burguês (PSDB) e Bruno Miranda (PDT). O presidente da Casa, Totó Teixeira (PR), deu boas-vindas aos novatos e dicas da atuação parlamentar. "Estou há quase 16 anos nesta Casa e agora vai ser difícil cortar o cordão umbilical, mas estou a disposição dos novos colegas", disse o vereador que se tornou inelegível depois de assumir a Prefeitura de Belo Horizonte.

Totó reforçou o papel da Câmara na promoção da cidadania, por meio de ações sociais, e cobrou empenho dos novos parlamentares na discussão do Fórum Metropolitano, que busca soluções para os problemas da Grande BH, e da PEC dos Vereadores, que aumenta o número de vereadores no país e estabelece novos limites de gastos com as câmaras municipais. "Vocês precisam batalhar. Se essa proposta for aprovada, essa Casa fecha", disse o presidente da Casa. A PEC 333/04 foi aprovada na Câmara Federal e está no Senado.

Programação

A primeira palestra foi da servidora Patrícia Garcia Gonçalves, que falou sobre a missão do vereador e as possibilidades de atuação parlamentar. "É preciso tornar a representação política mais democrática", disse. Em seguida, o diretor-geral da Casa, Carlos Alberto de Oliveira apresentou a estrutura da Câmara Municipal. Amanhã, os temas são: requisitos básicos para a atuação parlamentar e orientações sobre a estruturação do gabinete parlamentar e composição da equipe.

Conhecimento

Para Preto do Sacolão (PMDB), essas informações são importantes para o bom andamento dos trabalhos. "Como sou novo na Casa, quero entender como tudo funciona para poder fazer um mandato voltado para a comunidade", diz. Cabo Júlio (PMDB) já tem experiência no legislativo, foi deputado federal, ainda assim não perdeu as aulas. "É diferente. O trabalho aqui é bem mais minucioso e mais próximo do cidadão".

Renovação recorde na Câmara de Belo Horizonte. Saiba quem são os novos vereadores:

Adriano Ventura (PT)

João Locadora (PT)

Preto do Sacolão (PMDB)

Iran Barbosa (PMDB)

Cabo Júlio (PMDB)

Léo Burguês (PSDB)

Luis Tibé (PT do B)

Edinho do Açougue (PT do B)

João Vitor Xavier (PRP)

João Oscar (PRP)

Pablito (PTC)

Gunda (PSL)

Paulinho Motorista (PSL)

Sérgio Fernando (PHS)

Leonardo Mattos (PV)

Pricila Teixeira (PTB)

Bruno Miranda (PDT)

Conheça mais sobre eles no site: www.cmbh.mg.gov.br

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)