(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL

Soluções inovadoras desenham novos caminhos para a mineração

Mining Hub abre caminhos para colocar startups e fornecedores em contato direto com mineradoras para desenvolver soluções tecnológicas


Brumadinho e região | Reconstrução
Conteúdo patrocinado
Brumadinho e região | Reconstrução
postado em 30/06/2019 06:00 / atualizado em 11/07/2019 13:38

Mining Hub reúne mineradoras, startups e fornecedores para desenvolver soluções tecnológicas para a mineração(foto: Bruno Cesar Vilela Gonzaga)
Mining Hub reúne mineradoras, startups e fornecedores para desenvolver soluções tecnológicas para a mineração (foto: Bruno Cesar Vilela Gonzaga)

 O debate sobre o futuro da mineração impulsionou um movimento para trazer o setor, definitivamente, para o século 21. A aposta é colocar as grandes mineradoras em contato com pesquisadores e empreendedores em busca de soluções para problemas comuns. Daí surgem iniciativas como o Mining Hub (www.mininghub.com.br), que reúne, no mesmo ambiente, 22 mineradoras para desenvolver soluções tecnológicas em parceria com startups e fornecedores. A inciativa tem o apoio direto do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e conta com a participação de suas associadas. 

O trabalho é focado em segurança, gestão da água, fontes de energia alternativa, eficiência operacional e gestão de resíduos. Cada ciclo dura em torno de quatro meses e busca conectar iniciativas inovadoras às mineradoras para o desenvolvimento conjunto de soluções de desafios da indústria mineral. “É um espaço focado em inovação para trabalhar de forma colaborativa e não competitiva. As startups ficam em contato direto com os engenheiros das companhias, que vão ajudá-las a desenvolver a solução para as mineradoras”, afirma a diretora executiva do Mining Hub, Claudia Diniz.

No segundo ciclo do programa, que se inicia em julho, serão selecionadas, adicionalmente, startups que atuem na área de desenvolvimento social. As startups são patrocinadas por mineradoras- madrinhas e recebem apoio e suporte técnico de empresas fornecedoras do setor. Participam do Mining Hub as seguintes mineradoras: Alcoa, Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, BAMIN, Bemisa, CBMM, CMOC, CSN, Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, LGA Mineração e Siderurgia, Mineração Morro Verde, Mineradora Vanádio de Maracás, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas, Vale e Yamana Gold. E os seguintes fornecedores: Accenture, Clariant, Deloitte, Haver & Boecker, IHM, ISQ, Kluber Lubrication, Lhoist, Lots Group, Metso, Outotec, Petronas, Sascar, Sotreq, Tracbel e ThyssenKrupp.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)