(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas DE OLHO NO FUTURO

Cemig ganha destaque mundial com investimentos em energia renovável

Companhia Energética de Minas Gerais foi eleita a empresa mais sustentável das Américas pelo segundo ano consecutivo e está na 19ª posição entre as 100 mais sustentáveis do mundo


Cemig
Conteúdo patrocinado
Cemig
postado em 31/05/2019 18:42 / atualizado em 04/06/2019 14:59

(foto: Divulgação/Ascom Cemig)
(foto: Divulgação/Ascom Cemig)
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) tem mais um motivo para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, datado em 5 de junho. A companhia recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o título de empresa mais sustentável das Américas pelo índice Dow Jones.
 
Entre todas as empresas que compõem o índice mundial, a Cemig também se mantém como a única empresa do setor energético do Brasil. Além disso, ocupa o 19º lugar no ranking das 100 mais sustentáveis de 2019
 
Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Cemig incorporou às suas diretrizes internas estratégias para garantir menor impacto ambiental e a preservação do meio ambiente. Os objetivos fazem parte de um pacto global da Organização das Nações Unidas para alcançar o pleno desenvolvimento sustentável no mundo até o ano de 2030, a chamada agenda 2030. 
 
Todos os países que fazem parte da ONU se comprometeram a alinhar suas ações seguindo os 17 objetivos que promovem o bem estar social atrelado à redução do impacto global. Neste sentido, a Cemig vem ajudando o Brasil a cumprir suas metas seguindo protocolos modernos e inovadores. 
 
Os investimentos da companhia para a produção de energia a partir de recursos renováveis vão desde novas pesquisas para a redução do impacto ambiental na construção e manutenção de hidrelétricas, até a viabilização de outras fontes de energia, como a eólica, energia fotovoltaica (a energia solar),  pequenas centrais hidrelétricas, de biomassa e outras fontes renováveis convencionais. 
 
Tais investimentos não apenas diversificam a matriz energética ofertada pela Companhia no Estado, como também beneficia o Meio Ambiente à medida em que promove a redução do impacto ambiental e a preservação do Meio Ambiente.
 

O maior benefício é a tranquilidade em saber que a Cemig está adotando estratégias para estar cada vez mais alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, seguindo os protocolos mais modernos que existem com o intuito de promover o uso responsável e sustentável dos recursos naturais

Humberto Ribeiro, analista de Meio Ambiente da Cemig

 
 

98% da geração de energia envolve fontes renováveis

 
Atualmente, cerca de 98% da capacidade de geração de energia da Cemig já provém de recursos renováveis, a chamada energia limpa. Além disso, a Companhia ainda adota um protocolo que inclui a adequação de redes de distribuição para garantir a proteção da fauna e flora, e a parceria com outros órgãos para maximizar o trabalho de compensação florestal e correto manejo de árvores.
 
Todos esses títulos não fariam o menor sentido se a Cemig não adotasse internamente uma cultura de sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente. É o que afirma o analista de Meio Ambiente da Companhia, Humberto Ribeiro Mendes Neto. 
 
Segundo Humberto, as diretrizes de atenção para promover o desenvolvimento sustentável já fazem parte do DNA da Cemig. 
 
“A sustentabilidade já é algo enraizado na política interna da Cemig e faz parte da nossa cultura empresarial. Estamos sempre atentos às iniciativas indicadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU porque sabemos que essas medidas beneficiam a sociedade como um todo”, disse o analista.

Além da atuação com o uso de energias limpas, a companhia reforça seu posicionamento sustentável ao investir em pesquisas com foco no aumento da eficiência e na redução dos impactos ambientais. Os principais trabalhos integram os Programas de Monitoramento, Manejo e Conservação, que ajudam a identificar a saúde dos ecossistemas nas regiões em que possui empreendimentos, como as usinas hidrelétricas e seus reservatórios.

Sustentabilidade integrada à cultura de trabalho

 
Historicamente, a Cemig é uma companhia energética que investe em energia limpa e na sustentabilidade. A energia hidrelétrica, que atualmente é a maior fonte de energia canalizada pela companhia, utiliza um recurso renovável que é a água e tem baixo impacto ambiental se comparada à outras fontes.
 
No entanto, a companhia tem investido em pesquisas para o desenvolvimento de novas fontes de energia, mais eficientes e com impacto ambiental ainda menor.
 
  

Potencial de uso da energia solar

 
Atualmente, a Companhia Energética Mineira tem realizado estudos de viabilidade para a construção de grandes postos de geração de energia fotovoltaica, as chamadas fazendas solares, no Norte de Minas. 
 
Essa região do Estado possui alto potencial de instalação devido às condições climáticas e geográficas. Por isso, a instituição pretende avançar seus estudos nessa área e tem boas expectativas em relação ao desenvolvimento de projetos cujo recurso principal é a energia fotovoltaica. 
 
Devido ao potencial identificado na região, estima-se que a energia fotovoltaica produzida no Norte de Minas possa alimentar até mesmo outras regiões do país. 
 
A companhia mantém uma empresa interna, a Cemig GD — Geração Distribuída — que realiza pesquisas e projetos para desenvolvimento de microgeradores solares de uso local. O objetivo é diversificar as fontes de produção e ampliar o acesso à energia solar pela população.
 
Neste sentido, a instituição vem adotando estratégias de expansão que inclui oportunidades de negócios, avaliações de risco e de sustentabilidade ambiental e das iniciativas dentro da agenda sustentável proposta pela ONU, observando, também, a maximização de resultados relacionados à distribuição de energia. 
 
Essas estratégias incluem a adequação de redes de distribuição para garantir a proteção da fauna e flora,  além de parcerias com outros órgãos municipais e estaduais para aumentar o trabalho de compensação florestal e correto manejo de árvores. 
 
(foto: Foto: Átila Junior)
(foto: Foto: Átila Junior)
 

Investimentos em energia limpa qualificam o futuro

 
Os projetos voltados à ampliação no uso de fontes renováveis, principalmente no que diz respeito às alternativas para o uso da água, segundo Humberto Mendes Neto, são para desenvolvimento a médio prazo e tão logo estejam em implantação irão beneficiar toda a população. 
 
Além da economia que o uso de outras fontes de energia possibilita, o investimento traz benefícios que vão além dos limites de alcance e cobertura da companhia.
 
Se considerada a redução do impacto ambiental e da emissão de poluentes, as ações da Cemig beneficiam não apenas os mineiros, mas toda a população do Brasil e do mundo.
 
“Toda a sociedade é beneficiada quando se encontram soluções mais econômicas e menos poluentes. O consumidor da Cemig tem a possibilidade de ter em sua casa uma energia limpa, a partir de recursos renováveis e sustentáveis”, esclareceu Humberto. 
 
O analista explica, ainda, que a Cemig mantém a tradição de buscar novas tecnologias e inovações para gerar mais economia e reduzir o impacto ambiental.
 
“O benefício maior é a tranquilidade em saber que a Cemig está adotando estratégias para estar cada vez mais alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, seguindo os protocolos mais modernos que existem com o intuito de promover o uso responsável e sustentável dos recursos naturais”, completou.
 
 

Teste seus conhecimentos sobre sustentabilidade no Quiz Especial do Dia do Meio Ambiente!
 
 
  
 
 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)