(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas artigo

Unidos para a construção de um mundo melhor


08/06/2021 04:00





Ronaldo Scucato
Presidente do Sistema Ocemg

O cuidado com as pessoas é uma das premissas do cooperativismo. Desde seus primórdios, em 1844, quando os idealizadores deste modelo de negócios se reuniram em Rochdale, na Inglaterra, na primeira cooperativa, o foco em promover o desenvolvimento econômico mais justo e sustentável já estava presente. E, a partir do século 20, com a propagação dos ideais co-  operativistas pelo mundo, mais e mais pessoas se engajaram nesta filosofia de vida que une o econômico e o social, a produtividade e a sustentabilidade, o individual e o coletivo.

Imbuído do espírito do cooperativismo, em 2009, o Sistema Ocemg criou o Dia de Cooperar (Dia C) em Minas Gerais, iniciativa que é mais uma concretização do poder transformador das sociedades cooperativas. O Dia C, que se tornou o maior movimento de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, busca incentivar a rea- lização de ações de voluntariado para a superação de desafios emergenciais e para a construção de novas realidades socioeconômicas nas comunidades onde as cooperativas estão inseridas.

Com o passar dos anos, o Dia de Cooperar firmou-se como um movimento muito maior do que apenas a data comemorada anualmente no primeiro sábado de julho, quando o segmento celebra as ações voluntárias em eventos que reúnem a comunidade, parceiros, dirigentes, empregados e cooperados. Atualmente, as cooperativas promovem ações contínuas, ao longo do ano, cumprindo seu compromisso com o 7º princípio cooperativista de interesse pela comunidade.

Com toda a representatividade que acumulou desde a sua criação, o Sistema Ocemg disponibilizou o projeto mineiro Dia de Cooperar para a Organização das Cooperativas no Brasil (OCB), que a partir de 2015 nacionalizou o Dia C, que passou a ser realizado em todo o país, beneficiando milhões de pessoas ano após ano.

Engajadas em atuar em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas, cada vez mais cooperativas estão realizando projetos norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As milhares de ações voluntárias mostram a face humana do setor e reforçam que estamos no caminho certo para a construção de uma sociedade melhor para todos.

E o resultado desse trabalho impressiona. Em 2020, o Dia de Cooperar registrou, em Minas, 267 cooperativas participantes, que realizaram 240 projetos em 355 municípios. Ao todo, 32.123 vo- luntários foram mobilizados. Foram quase 3,6 milhões de pessoas beneficiadas no nosso estado. Além disso, desde a sua nacionalização, o Dia de Cooperar já mobilizou, em todo o país, cerca de mil voluntários e mais de 20 milhões de pessoas foram beneficiadas. Somente em 2020, em torno 8 milhões de pessoas foram beneficiadas por meio de 2,8 mil projetos.

No início de maio, iniciamos em Minas a campanha do Dia de Cooperar 2021. Acreditamos que, em 3 de julho, data em que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, vamos festejar o impacto positivo do Dia C na vida de milhares de pessoas, incluindo especialmente as afetadas pela pandemia da COVID-19.

Exaltamos este grande movimento de voluntariado cooperativista que há 12 anos atua com afinco para corrigir o social através do eficiente exercício econômico. Continuamos firmes, unidos e cooperando. Afinal, atitudes simples movem o mundo.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)