(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Gerência e modismo

Agora, na segunda década do terceiro milênio, as esperanças são modestas


postado em 23/08/2019 04:00


 Gilson E. Fonseca
Sócio e diretor da Soluções em Engenharia Geotécnica Ltda. (Soegeo)





Assuntos ligados à gerência, normalmente, despertam muito interesse porque sugerem negócios, corporações, dinheiro etc. No início dos anos 1990, a maioria se lembra, houve muita badalação com o surgimento de novos modelos gerenciais que iriam nortear em todo mundo, alguns com a ideia de fazer frente ao "capitalismo selvagem". Veio, primeiramente, a qualidade total, seguida de reengenharia, mudança de paradigma e a que mais se falou foi a gerência holística. Esses movimentos geraram até expressiva euforia, com inúmeras empresas apostando, sobretudo, na gerência holística, promovendo seminários, palestras e cursos para seus contingentes. Grande maioria das corporações acreditava que o novo milênio seria marcado por uma nova ordem que aliaria, além do lucro, que é o objetivo, a valorização humana e consequente distribuição de riquezas. Entretanto, já para o final dessa década, surge outra vedete desse capitalismo, com muita força, a globalização, que atinge duramente os países com atrasos tecnológicos e econômicos. As empresas, no instinto de manter-se, abandonaram muitos programas de gerência que procuravam considerar o homem e suas múltiplas relações mais importantes do que o espaço físico em que vivemos, conforme apregoava o holismo. Assim, o dinheiro, no pior sentido da palavra, ganha novas dimensões, como a ganância generalizada, sobretudo no Brasil, com as relações promíscuas de empreiteiros e políticos.

Agora, na segunda década do terceiro milênio, as esperanças são modestas, porque o que estamos vendo, sobretudo no Brasil, salvo raras exceções, é a maioria das empresas adotarem a "gerência da sobrevivência". Em consequência, lamentavelmente, ocorre grande redução ou extinção de programas de treinamento e aperfeiçoamento, salários reduzidos através de demissão de funcionários "mais caros" e substituição por outros mais baratos, além de cortes de cursos e bolsas de estudos. Dessa forma, não há estímulo para a valorização humana. Currículos escolares, especialmente nas faculdades visando apenas à formação tecnológica, precisam ser modificados, com introdução de disciplinas como iniciação filosófica, relações humanas e outras, sobretudo nos cursos chamados de "exatas", como engenharia, administração de empresas e outros, porque os acadêmicos de hoje irão gerir as organizações amanhã, e sem preparo humano continuaremos sem sair do círculo vicioso. As escolas atuais, na sua maioria, acadêmicas ou não, preocupam-se, de forma mercantilista e imediatista, em atender ao que o mercado está pedindo hoje, e não numa preparação verdadeira de seus alunos para o futuro.

Há pouco tempo, palestrantes motivacionais começaram a oferecer a acadêmicos e executivos nova concepção gerencial denominada coaching, que é falada em todas as rodas corporativas. Mas para tal é necessário preparar-se com curso específico, e não, como muitos estão se aproveitando, autodenominando-se coach, muitas vezes defendendo conceitos gerenciais já ultrapassados. Dessa forma, nessa contingência, essa preciosa ferramenta, para capacitar gestores, poderá virar apenas um efêmero modismo, como as outras apontadas.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)