PORTABILIDADE
Explicação sobre nova
regra no plano de saúde
Isabela Perrella
Belo Horizonte
"Começou a valer, a partir de 1º de junho, a portabilidade para os planos de saúde empresariais. Essa portabilidade já era possível para os planos individuais, familiares e coletivos por adesão. De acordo com a Resolução Normativa 438 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é possível contratar um plano de saúde, dentro da mesma operadora ou com uma operadora diferente, e ficar dispensado de cumprir novos períodos de carência. Essa possibilidade vigora para os planos contratados a partir de 2 de janeiro de 1999. Para que não haja a necessidade de cumprir a carência do novo plano, é necessário que o consumidor já tenha cumprido essa carência no plano antigo. A ideia é não cumprir por duas vezes esse período para ter acesso aos serviços. Para novas modalidades, será necessário cumprir as carências mínimas exigidas. Conforme dispõe a resolução, para realizar a portabilidade de carências é necessário estar ativo o vínculo com o plano de saúde atual, com as parcelas em dia; que o beneficiário deve ter cumprido prazo de permanência; que a faixa de preço do plano de destino seja igual ou inferior à que se enquadra o plano de origem do beneficiário e, caso o plano de destino seja de contratação coletiva, o beneficiário deverá ter vínculo com a pessoa jurídica contratante do plano ou ter vínculo com empresário individual. O prazo de permanência a que a resolução se refere é de pelo menos dois anos no plano de origem ou por pelo menos três anos nos casos de doenças e lesões preexistentes. Caso seja a segunda portabilidade de plano, o prazo diminui para um ano. Caso o beneficiário esteja internado, a portabilidade de carências somente poderá ser requerida após a alta da internação. Vale frisar, também, que a operadora, por lei, tem até 10 dias para analisar o pedido de portabilidade do plano de saúde. E caso não responda nesse prazo, a mudança passa a valer automaticamente."
GESTÃO
Leitor pede para o
presidente divulgar
Gege Angelini
Belo Horizonte
"Já sabíamos que a oposição iria fazer furor após a eleição do nosso capitão. Não a oposição de princípios, mas a oposição suja, corrupta, cavernosa e que, realmente, quer ver o país na sarjeta, em que viveu por longos 12 anos. Agora, as insinuações maldosas vêm de todos os lados, já era esperado. O que precisa ser feito, imediatamente, e de forma consistente e pontual, é o nosso presidente reivindicar rede nacional, o que lhe é permitido, e fazer a divulgação com dados de fácil entendimento pelo grande público, de tudo que foi realizado até agora. Nós, que temos informações via redes sociais, via leitura de bons jornais, sabemos o quanto foi feito até agora. Mas o povo, aquele que está a mercê disso tudo e se sente o rei diante das TVs, dando notícias de crimes, futebol, sacanagens maiores, este sim, precisa tomar conhecimento do novo governo, que, em seis meses apenas, já fez mais que o partido vermelho fez em 12 anos. E de forma lícita, honesta, nacionalista. Senhor presidente, faça isso imediatamente. Mostre à nação tudo que foi feito de positivo. Seria bom que fosse ontem."
CRUZEIRO
Vice-presidente do
clube é elogiado
Josué Flausino
Timóteo – MG
"Embora um pouco atrasado, o vice-presidente do Cruzeiro Esporte Clube está tomando uma atitude acertada. Extirpar a parte podre para não contaminar o lado bom que ainda resta, jogadores e torcida. Um clube da dimensão do Cruzeiro não pode ser dirigido por pessoas incompetentes. O time precisa de dirigentes que entendam e queiram trabalhar. Não é lugar de política e nem de mordomia. Parabéns, vice."
