(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Meio ambiente

Simpósio discute assuntos na pauta do dia sobre o direito ambiental

Evento acontece em 2 e 3 de março, em formato digital. Interessados também podem inscrever trabalhos sobre o tema


16/02/2021 13:37 - atualizado 16/02/2021 16:20

(foto: Ejaugsburg/Pixabay)

Nos próximos dias 2 e 3 de março acontece, em formato online, o I Simpósio Internacional de Direito Ambiental , promovido pela Associação Brasileira de Direito de Energia e Meio Ambiente (ABDEM), presidida pelo advogado Alexandre Sion, em parceria com o Programa de Pós-doutorado de Direitos Humanos da Universidade de Salamanca (PPDH/USAL).

Tendência em evidência no direito ambiental mundial, o tema central do evento é Environmental, Social and Governance (ESG, traduzindo do inglês Governança Ambiental, Social e Corporativa ), que será debatido por representantes dos setores público e privado, além da academia.

A governança corporativa e a responsabilidade socioambiental das instituições são temas que geram discussão desde o início do século 21. Com a eclosão de eventos ambientais de repercussão global, a preocupação com as questões relacionadas ao ESG cresceu substancialmente, assumindo lugar de destaque nas discussões mundiais.

Os critérios de ESG são padrões de análise utilizados para orientar decisões de investimentos , sendo bons indicadores de risco, na medida em que sinalizam para os investidores as dificuldades relativas ao negócio que ultrapassam os riscos econômicos tradicionais . Também refletem oportunidades, tanto para as empresas, quanto para os investidores, que são reconhecidos por efetuarem Investimentos Socialmente Responsáveis (ISR), outra ferramenta de proteção ambiental .

Com a pressão da sociedade por uma postura mais proativa dos setores públicos e privados quanto à consideração de questões ambientais em suas decisões, a nova década tende a ter os eventos extremos e a sociedade de risco como fatores centrais no debate do direito ambiental. É o que se percebe, por exemplo, com a multiplicidade de ações relativas à litigância, e o simpósio é canal aberto para o diálogo nesse sentido.

O evento também recebe inscrição de trabalhos referentes ao assunto, que serão avaliados por uma comissão científica, incluídos em nove categorias: Proteção de Biomas e Espaços Ambientais Protegidos, Licenciamento Ambiental, Justiça Ambiental e Conflitos Socioambientais, Proteção Internacional do Meio Ambiente, Responsabilidade Ambiental, Saúde e Meio Ambiente, Tutela Jurídica do Meio Ambiente Digital e do Trabalho, Energia e Mudanças Climáticas, Governança Ambiental, Políticas Públicas e Sustentabilidade.

Os resumos podem ser inscritos até esta quarta-feira (17/02) pelo email contato@abdem.org . Os trabalhos aprovados pela comissão serão apresentados no segundo dia do simpósio, com transmissão pelo YouTube. Para participação no simpósio, as inscrições podem ser feitas até o dia anterior à abertura do evento.

I Simpósio Internacional de Direito Ambiental

Abertura em 2 de março, às 8h, pelo canal da ABDEM no YouTUbe (acesse aqui)

Informações, programação e inscrições:www.abdem.org/simposioderechoambiental


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)