(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENERGIA

Apagão: ONS diz que religamento já foi iniciado e causas são apuradas

Ministério de Minas e Energia disse que está resolvendo o apagão. A pasta explica que foram interrompidos 16 mil MW de energia no Norte, Nordeste e Sudeste


15/08/2023 10:32 - atualizado 15/08/2023 11:40
438

Coletiva de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, durante Cúpula da Amazônia em Belém (PA).
Coletiva de Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, durante Cúpula da Amazônia em Belém (PA). (foto: (Raimundo Paccó/Esp.CB/D.A Press))

O apagão registrado em estados do Norte, Nordeste e do Sudeste na manhã desta terça-feira (15/8) foi causado por uma interrupção de energia na interligação Norte/Sudeste. A ocorrência foi registrada às 8h31, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).

 

Em nota publicada pelo Ministério de Minas e Energia, a pasta detalha que a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MegaWats de carga nos estados atingidos. A recomposição, ainda segundo o governo, vem sendo feita em todas as regiões e que "9h16, 6 mil MW já foram recompostos."

 

As causas do apagão vêm sendo apuradas pelo Ministério de Minas e Energia. "O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente".

Apagão geral

A queda de energia assustou muitos brasileiros na manhã desta terça. Relatos do apagão foram publicados por usuários de redes sociais que apontaram o problema em pelo menos 10 estados: Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Paraíba, além do Distrito Federal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)