(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVENIR

Campinas faz 'censo' e quer castrar capivaras em ação contra febre maculosa

Haverá também a apresentação de um pedido para manejo e castração dos animais junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente


21/06/2023 10:48 - atualizado 21/06/2023 11:36
438

Imagem de capivaras em um gramado
O levantamento em Campinas vai identificar o número de grupos, além de capivaras fêmeas, filhotes e machos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


A Prefeitura de Campinas faz a partir desta quarta-feira (21) um inventário da população de capivaras em três parques da cidade. Campinas vai apresentar um pedido de autorização para manejo e castração das capivaras à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O levantamento será usado para subsidiar o pedido. A esterilização de capivaras é uma tentativa de diminuir o risco de transmissão da febre maculosa. As capivaras são um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, que transmite a doença.

O levantamento em Campinas vai identificar o número de grupos, além de capivaras fêmeas, filhotes e machos. Também será analisada a distribuição espacial dos grupos, onde costumam ficar e circular. Todas as capivaras serão microchipadas e serão monitoradas até o momento da castração.
A Prefeitura de Campinas diz que será aberta uma licitação para contratar uma empresa e esterilizar os animais. Pelo menos 19 pessoas foram diagnosticadas com febre maculosa em São Paulo em 2023. Cinco morreram e quatro casos estão relacionados ao surto na região de Campinas.

A AÇÃO DA PREFEITURA DE CAMPINAS SERÁ FEITA NOS PARQUES:
  • Parque das Águas, no Parque Jambeiro;
  • Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão Filho, em Barão Geraldo;
  • Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na Rodovia Heitor Penteado;
Já foi realizado um inventário no Parque Portugal (48 capivaras) e Lago do Café (28 capivaras), ambos no bairro Taquaral. A ação foi feita em parceria com a universidade PUC de Campinas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)