(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Febre maculosa: Espírito Santo confirma a 1ª morte pela doença em 2023

Segundo familiares, o homem de 32 anos teria frequentado locais com capivaras no interior do estado. Em 2023, o ES registrou 10 casos da doença


20/06/2023 15:04 - atualizado 20/06/2023 15:28
438

Carrapato-estrela
No estado de São Paulo, subiu para 17 o número de pessoas que estiveram em eventos em uma fazenda, em Campinas, e apresentaram sintomas de febre maculosa (foto: Erik Karits/Pixabay)
Um homem de 32 anos, de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, é a primeira vítima de febre maculosa no estado, em 2023. Dionatas Rodrigues da Costa morreu nessa segunda-feira (19/6) em decorrência da doença. A confirmação foi anunciada pela prefeitura da cidade e pela Secretaria da Saúde do estado, nesta terça-feira (20/6). 

 

 


De acordo com a Prefeitura de Barra de São Francisco, a suspeita inicial era de que o homem tinha meningite, mas os exames descartaram a doença no último dia 7 e em 13 de junho, o diagnóstico de febre maculosa foi confirmado.
 

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, familiares relataram para a Vigilância Epidemiológica da cidade que o homem teria frequentado locais com capivaras. A pasta informou também que neste ano, o Espírito Santo registrou dez casos de febre maculosa e uma morte.  Em 2022, durante todo ano, foram 25 casos confirmados e 11 mortes.

Alerta


No estado de São Paulo, subiu para 17 o número de pessoas que estiveram em eventos na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, e apresentaram sintomas de febre maculosa. De acordo com a atualização dessa segunda-feira (19/6), um novo caso suspeito foi confirmado pela Prefeitura de Paulínia. Até agora, cinco mortes relacionadas ao surto na região de Campinas já foram confirmadas. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)