(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VÍRUS H5N1

Gripe aviária: primeiro caso suspeito em humano é investigado no ES

Segundo o Ministério da Saúde, amostras do paciente de 61 anos e de outras 32 pessoas, que trabalham com ele, foram encaminhadas para análise


17/05/2023 22:10 - atualizado 18/05/2023 00:34
438

Paciente apresenta sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, está em isolamento, segundo Ministério da Saúde
Paciente apresenta sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, está em isolamento, segundo Ministério da Saúde (foto: Agência Brasil/Arquivo - Imagem meramente ilustrativa)
Um homem de 61 anos, que mora em Vitória, no Espírito Santo, pode ter sido o primeiro infectado no Brasil com o vírus H5N1, causador da gripe aviária. A suspeita foi notificada nesta quarta-feira (17/5), informa o Ministério da Saúde (MS). 
 
O idoso é funcionário de um parque onde foi encontrada uma ave com resultado positivo para a doença. Segundo comunicado do MS, “o paciente apresenta sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, está em isolamento e monitorado por equipes de saúde do município”. 
 
Segundo o Ministério da Saúde, amostras do paciente e de outras 32 pessoas que trabalham no parque foram encaminhadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Posteriormente, o material coletado também será analisado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Sobre o vírus 

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral — causada pelo vírus H5N1 — altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. 
 
“Atualmente, o mundo vivencia a maior pandemia de influenza aviária, e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, produção ou aves silvestres locais”, pontua o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). 

Na segunda-feira, o Estado de Minas mostrou que a contaminação de duas aves silvestres pelo vírus H5N1 foi confirmada em Marataízes e Vitória, ambas no Espírito Santo. 

Contaminação em humanos

Contaminações em humanos pelo vírus podem ser adquiridas, na maior parte das vezes, por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. “Deste modo, lembramos a toda população que, ao avistar aves doentes, acione o serviço veterinário local”, recomenda o Mapa. 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)