![Confirmação de casos de gripe aviária grave foi feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária(foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil) Fachada do prédio do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Brasília](https://i.em.com.br/3HKnTi-lem1TMqealkigSVg94Z0=/790x/smart/imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2023/05/15/1494263/fachada-do-predio-do-ministerio-da-agricultura-e-pecuaria-em-brasilia_1_127644.jpg)
De acordo com o MAPA, a infecção de humanos pelo vírus acontece, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. Assim, a pasta reforça o pedido para que caso aves doentes sejam encontradas, a população acione o serviço veterinário local. “Não se deve tocar nem recolher aves doentes. A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos."
A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Atualmente, o mundo tem passado por uma pandemia da doença. A maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.
“A depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias poderão ser adotadas pelo MAPA e pelos órgãos estaduais de sanidade agropecuária para evitar a disseminação de IAAP ( Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) e proteger a avicultura nacional”, afirmou o Ministério da Agricultura, em comunicado oficial.