(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PESQUISA

Mais de 70% das escolas particulares no Brasil registram casos de bullying

Levantamento foi realizado entre 6 de março e 13 de abril, de maneira online e presencial, em mais 1.500 escolas da rede particular no país


17/04/2023 22:48 - atualizado 18/04/2023 00:02

Conforme o levantamento, 62,50% dos casos reportados aconteceram no ensino fundamental II
Conforme o levantamento, 62,5% dos casos reportados aconteceram no ensino fundamental II (foto: Agência Brasil)
Um levantamento realizado pela Meira Fernandes, empresa especializada em gestão e soluções para escolas particulares, revela que 73,21% das instituições de ensino privadas no país passaram por algum tipo de episódio de bullying.

A pesquisa foi realizada entre 6 de março e 13 de abril, de maneira online e presencial, em mais de 1.500 escolas da rede particular no país, ao ouvir donos de escolas e coordenadores pedagógicos. 
 
Conforme o levantamento, 62,5% dos casos reportados aconteceram no ensino fundamental II, que compreende alunos entre 11 e 15 anos. Quando considerados os casos do fundamental I são mais de 77% das ocorrências. 
 
Em relação à motivação para o bullying, a pesquisa traz os seguintes números: violência psicológica, com 30%; racismo, com 11%; depreciação de classe social, com 5%; xenofobia e homofobia, ambas com 2% cada; outras motivações, com 43%. Em 7% das escolas pesquisadas não houve casos. 

 
Além dos alunos, o corpo docente e administrativo das escolas está sob forte pressão, e os resultados da pesquisa apontam que 85,71% dos professores, coordenadores, assistentes e profissionais das escolas estão procurando a direção das instituições com relatos cada vez mais frequentes de depressão, síndrome do pânico, ansiedade e outras doenças que abalam a saúde mental desses profissionais. 
 
Nesse sentido, 91,7% das escolas registraram a mesma situação entre os estudantes. Entre as incidências, as principais são: ansiedade (63%), depressão (17%), síndrome do pânico e automutilação (6% cada), além de bulimia (2%). 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)