(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRAGÉDIA

Bebê Yanomami de sete meses morre com pneumonia em Roraima

A criança estava internada desde o dia 23 de fevereiro no único hospital infantil do estado; mesmo transferida para a UTI, ela não resistiu


01/03/2023 11:55 - atualizado 01/03/2023 12:50

Imagem de uma criança yanomami desnutrida
A morte foi confirmada pela prefeitura de Boa Vista nessa terça-feira (28) (foto: Foto: MICHAEL DANTAS/AFP)


Um bebê Yanomami de apenas sete meses morreu de pneumonia em Roraima. Ele estava no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). A prefeitura de Boa Vista, responsável pela unidade, confirmou a morte nessa terça-feira (28). As informações foram divulgadas pelo site G1.

A criança da comunidade Wathou estava internada desde o dia 23 de fevereiro no único hospital infantil de Roraima. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, na última sexta-feira, o bebê foi transferido para a UTI, mas morreu no dia seguinte. 

O caso foi registrado apenas um dia depois que outra criança indígena morreu na Terra Yanomami. Ela também tinha pneumonia e estava com desnutrição. Sendo o maior território indígena do país, os Yanomami enfrentam uma crise sanitária sem precedentes.
Diversos casos de malária e desnutrição severa são frequentemente registrados e foram agravados pelo avanço dos garimpos ilegais nos últimos quatro anos. Quando a doença não pode ser tratada na própria comunidade, as crianças são encaminhadas de avião para Boa Vista, recebendo atendimento no HCSA.

A unidade é a única em Roraima que atende crianças até 13 anos e também costuma receber pacientes da Guiana e Venezuela, países que têm fronteira com o Brasil. Segundo o governo federal, somente em 2022, 99 crianças indígenas morreram no território. Nos últimos quatro anos, foram registradas 570 mortes de infantes pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)