(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CRISE HUMANITÁRIA

Yanomami: recuperação ambiental deve levar até 100 anos, diz líder indígena

Ministro da Justiça, Flávio Dino, considera que houve genocídio contra os yanomamis em Roraima e solicitou investigação por parte da Polícia Federal


24/01/2023 10:15 - atualizado 24/01/2023 13:52

Ações de ajuda humanitária a crianças yanomamis
Crise humanitária dos yanomamis deverá ser levada ao Tribunal Penal Internacional (foto: Condisi-YY/Divulgação)


A lista de crimes cometidos por garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami inclui a ocupação e fechamento de postos de saúde e até uma suspeita de estupro. Flávio Dino, ministro da Justiça, considera haver crime de genocídio contra os yanomamis em Roraima e pediu a investigação da Polícia Federal. Esta crise humanitária também será levada ao Tribunal Penal Internacional.

A destruição do meio ambiente local também causa preocupação. Em entrevista ao UOL News, nesta terça-feira (24), Júnior Hekurari Yanomami, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana, relatou o drama vivido por seu povo.

O líder indígena, que denunciou a crise humanitária envolvendo os yanomamis, também estimou uma longa recuperação para os danos ambientais causados pela exploração do garimpo ilegal.


"A floresta e os rios não vão se recuperar rapidamente do impacto. Esses danos aos rios e às comunidades e a destruição da floresta vão demorar muito para recuperar. Estamos falando de 50 a 100 anos para termos esse controle de novo", diz o líder indígena.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)