(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Diretor do IBGE assume de maneira interina após exoneração de presidente

Governo Lula também confirmou saídas de duas diretoras do instituto, que tenta finalizar Censo


03/01/2023 13:13 - atualizado 03/01/2023 13:13
438

Eduardo RIos Neto
Eduardo Rios Neto estava na presidência do IBGE desde 2021 (foto: Acervo Agência IBGE Notícias)
O economista Eduardo Rios Neto foi exonerado do cargo de presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), conforme portaria publicada em edição do Diário Oficial da União na segunda-feira (2/1).

 

Nesta terça (3), o instituto afirmou que Rios Neto será substituído pelo atual diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, até a nomeação de um novo presidente.

 

Assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rui Costa, a portaria também confirma a exoneração de Marise Maria Ferreira da função de diretora da diretora-executiva do IBGE e a dispensa de Rose Mary Rodrigues, diretora-adjunta.

 

As mudanças ocorrem no momento em que o IBGE tenta finalizar a coleta do Censo Demográfico 2022. Iniciada em agosto, a operação censitária estava prevista para terminar em outubro.

 

LeiaCenso 2022: Brasil tem 207,8 milhões de habitantes, indica prévia do IBGE 

 

Porém, o instituto alega que encontrou dificuldades para contratar e manter em campo os recenseadores. Com isso, a estimativa para o fim da coleta foi atualizada para janeiro deste ano.

 

Ou seja, o trabalho levará no mínimo seis meses, o dobro do prazo inicial (três meses).

 

Rios Neto assumiu a presidência do IBGE em abril de 2021, após Susana Cordeiro Guerra, primeira presidente do instituto no governo Jair Bolsonaro (PL), pedir demissão.

 

A saída de Guerra ocorreu depois do anúncio de corte de quase 90% no orçamento do Censo, que estava previsto inicialmente para 2020.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)