(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRETA NA INTERNET

Quem inventou o avião? Brasileiros defendem Santos Dumont na internet

Um perfil atiçou a discussão, dizendo que apenas o Brasil considera Santos Dumont como pai da aviação, em vez dos Irmãos Wright


13/10/2022 11:52 - atualizado 13/10/2022 16:17

 

Santos-Dumont a bordo do seu 14 bis
Santos-Dumont a bordo do seu 14 bis (foto: Reprodução)
 

por Maria Dulce Miranda

Os brasileiros se juntaram para defender Santos Dumont como o verdadeiro pai da aviação nas redes sociais nesta quinta-feira (13/10). Tudo começou quando um perfil, que reúne discussões do site Reddit, publicou que “brasileiros não acreditam que os Irmãos Wright inventaram o avião. Em vez disso, eles acreditam que o pioneiro aviador brasileiro, Alberto Santos Dumont, é o verdadeiro inventor”. 

Orville e Wilbur Wright, os Irmãos Wright, fizeram o considerado o primeiro voo motorizado da história, em dezembro de 1903, nos Estados Unidos. O experimento usou uma catapulta para propulsionar o voo.


Já o mineiro Santos Dumont fez o primeiro voo público em 1906, com o famoso 14 Bis, na França. Ao contrário do experimento dos americanos, Dumont não usou nenhum recurso, como rampa ou catapulta, para pôr o avião no ar. 



Por isso, existem dúvidas de quem realmente está por trás da invenção. Mas um artigo do site da Nasa, sugere que teriam sido os americanos os pioneiros da aviação.  


Aqui no Brasil, o reconhecimento é praticamente unânime para Santos Dumont e, por isso, os internautas compraram a briga defendendo o inventor mineiro e levaram até muito a sério a discussão. Veja algumas reações:

 

Outras invenções de Santos Dumont

Além de botar seu nome na história da aviação, Santos Dumont criou outras invenções que são notáveis até hoje. Confira algumas:

 

  • Balão a gás de pequeno porte: em 1898, Dumont fez voar um balão a gás de apenas 100 metros cúbicos nas cores verde e amarelo. Chamada de “Brazil”, a invenção desafiava os conceitos da época, quando os balões mediam de 500 a 2 mil metros cúbicos;

  • Dirigível: em 1889, Dumont contornou a Torre Eiffel a bordo de um balão com um motor a gasolina, permitindo guiar a direção de voo;

  • Relógio de pulso: com as mãos ocupadas ao voar nos balões e dirigíveis, Santos Dumont não podia olhar as horas no relógio de bolso. Por isso, em 1904, ele pediu a seu amigo Louis Cartier para desenvolver um modelo que pudesse ser utilizado no pulso, com uma pulseira de couro. Apesar de já haverem registros de homens usando o relógio de pulso, o brasileiro foi o responsável por popularizar o acessório;

  • Chuveiro de água quente: em 1918, em sua residência de verão, no Rio de Janeiro, Santos Dumont inovou e trouxe inúmeras tecnologias para a residência, incluindo o chuveiro de água quente. O funcionamento era a álcool, com um balde perfurado e dividido ao meio, com entrada para água quente e fria, com duas correntes de temperatura.

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)