(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

Mais de 470 mil toneladas de fertilizante falsificado são apreendidas no PR

Empresa que estava manipulando, embalando e comercializando os fertilizantes também não tinha licenças ambientais


24/09/2022 21:21 - atualizado 24/09/2022 21:48

Embora divulgada ontem, a operação foi conduzida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na última terça-feira (20/9)
Embora divulgada ontem, a operação foi conduzida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na última terça-feira (20/9) (foto: Mapa/Divulgação)
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou nessa sexta-feira (23/9) que 474 mil quilos de fertilizante com suspeita de falsificação foram apreendidos no município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba (PR). 
 
Embora divulgada ontem, a operação foi conduzida pelo Mapa na última terça-feira (20/9). Foram apreendidas 55 toneladas de fertilizante do tipo ureia, 20 toneladas de fertilizante tipo MAP (fosfato monoamônio), além de outras 399 toneladas em grandes sacolas e mais 14 toneladas de sal. 
 
Em 108 grandes embalagens de sal grosso havia a suspeita de que a mercadoria estivesse com corante vermelho e outros produtos fertilizantes, além da presença de óleo. 
 
A empresa que estava manipulando, embalando e comercializando os fertilizantes não tinha licenças ambientais, estava operando sem um responsável técnico e não possuía registro no Mapa, nem  na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), órgão de fiscalização do governo do estado. Armazenados num barracão, os produtos não apresentavam identificação. 
 
Os fertilizantes ilegais constituem risco para a agropecuária devido à ausência da procedência e eficácia do produto. “Por esse motivo, o Ministério orienta ao produtor rural a sempre buscar conhecer a origem dos insumos adquiridos e evitar comprar fertilizantes de fontes duvidosas”, explica o Mapa. 
 
A operação de fiscalização foi realizada pela equipe da Fiscalização e Sanidade Vegetal (Sisv) da Superintendência Federal de Agricultura do Paraná (SFA/PR) do Mapa, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Receita Federal, Receita Estadual do Paraná,  Instituto Água e Terra (IAT), Delegacia da Polícia Civil de Pinhais e da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)