(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 7 DE SETEMBRO

Partituras originais dos hinos do Brasil vão de Minas para Brasília

Os materiais históricos ficaram em exposição por quatro meses no Palácio do Liberdade e foram restaurados para a celebração do Bicentenário da Independência


01/09/2022 17:22 - atualizado 01/09/2022 19:48

Partitura antiga.
Pela primeira vez, as partituras originais - como as dos hinos Nacional, da Independência, e da Bandeira - saíram do acervo da Universidade Federal do Rio de Janeiro para serem expostas e restauradas. (foto: Déborah Soares/Secult/Divulgação)

As partituras originais dos hinos do Brasil, que ficaram em exposição por quatro meses no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, foram enviadas nesta quinta-feira (1/9) pela manhã a Brasília para as comemorações do Bicentenário da Independência. Os conjuntos serão expostos no Palácio do Planalto.

Pela primeira vez, as 12 partituras originais – como as dos hinos Nacional, da Independência e da Bandeira – saíram do acervo da Universidade Federal do Rio de Janeiro para serem expostas e restauradas.

Os materiais históricos vieram para Minas após um acordo entre o governo estadual e a Escola de Música da UFRJ, responsável pelo acervo. A restauração dos hinos, que apresentavam deteriorações causadas pelo tempo, era parte do acordo.

“Nossa equipe realizou uma avaliação e foram identificados no material alguns pequenos rasgos, fitas adesivas e partes quebradiças. Após essa análise, a restauração foi realizada em si, recuperando esse documento original. Agora as partituras estão prontas para mais outros séculos”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Reparadas em Minas pela restauradora Diane Lopes, as partituras farão parte da exposição “Hinos do Brasil”, inaugurada em Brasília nesta quinta-feira (1/9).

A exposição é composta por 12 hinos históricos, pertencentes à Biblioteca da Escola de Música da UFRJ: Hino Nacional, Hino da Independência, Hino da Bandeira e Hino da Proclamação da República, além de outras composições como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Rafael Arruda


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)