(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PAÍSES IRMÃOS

Bruno, Giovana e a luta contra o racismo que une Brasil e Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, tem tentado estreitar laços com o Brasil, mas o caminho tem sido difícil


02/08/2022 09:42 - atualizado 02/08/2022 10:16

Mãos de peles de cores diferentes se seguram
(foto: Arte/Maure/CB/DA Press)

"O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, repudiou publicamente atos de racismo e xenofobia no país europeu', informa Denise Rothenburg, do Correio Braziliense. "Foi uma resposta à injúria racial cometida por uma cidadã portuguesa contra os filhos dos atores brasileiros Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, em uma praia nos arredores de Lisboa", diz a jornalista, que traz citação do presidente: “Infelizmente, há setores racistas entre nós" mas “não se pode, nem deve, generalizar”.

Blog da Denise conta que "Rebelo de Sousa tem se esforçado em estreitar laços históricos entre Brasil e Portugal, especialmente no bicentenário da Independência da ex-colônia. Mas nem sempre obtém sucesso. Em visita recente ao Brasil, Rebelo encontrou-se com três ex-ocupantes do Planalto e testemunhou, in loco, a homenagem a Portugal na Bienal do Livro em São Paulo. O português sofreu, entretanto, uma desfeita com o atual mandatário brasileiro. Ao saber que o visitante se encontraria com Lula, o presidente Jair Bolsonaro desmarcou um almoço agendado com antecedência."

Rothenburg afirma que "apesar dos desencontros, Rebelo de Sousa deve voltar ao Brasil para as festividades do Sete de Setembro — evento que será utilizado por Bolsonaro para tumultuar as eleições. No plano ideal, Brasil e Portugal poderiam aproveitar a ocasião para unir esforços contra mazelas comuns aos dois países, como o racismo. Casos de injúria racial são recorrentes aqui e lá. O episódio ocorrido com duas celebridades brasileiras apenas deu mais visibilidade a essa prática intolerável."
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)