(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIROU MEME

Ratanabá: como a cidade fake na Amazônia virou assunto mais falado na web

Suposto império submerso na Amazônia ganhou espaço nas redes. Especialistas descartam a existência da cidade 'descoberta' por grupo terraplanista


15/06/2022 10:40 - atualizado 15/06/2022 12:03

Amazônia brasileira
Ratanabá seria uma cidade secreta na Amazônia brasileira. Especialistas descartam a possibilidade (foto: Freepik)

Uma suposta civilização antiga, de 450 milhões de anos, se tornou o destaque das redes sociais. Ratanabá foi alvo de diversas teorias da conspiração, especialmente de grupos antivacinas e terraplanistas e gera memes.


De acordo com os internautas, o suposto império submerso na Amazônia brasileira, chamado Ratanabá,  é uma 'cidade perdida' de 450 milhões de anos, com dimensões maiores que ‘a grande São Paulo’. Chamada de ‘capital do mundo’, a cidade esconderia ‘muita riqueza, como esculturas de ouro e tecnologias avançadas de nossos ancestrais". Nas redes sociais, a descoberta é crediatado ao instituto chamado Dakila Pesquisas, liderado pelo terraplanista Urandir Fernandes Oliveira.


Algumas teorias da conspiração foram além e disseram que a descoberta ajudaria a explicar "o verdadeiro interesse de dezenas de homens poderosos na Amazônia" e até o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira.

 

Leia também: Ratanabá: arqueólogo explica por que lenda de 'cidade perdida' não faz sentido 



Seja no Twitter ou no tik tok, a tal cidade ganhou notoriedade, virou meme e foi largamente compartilhada por centenas de usuários, entre eles, Mário Frias, ex-secretário de Cultura do governo Bolsonaro. Coincidentemente, o assunto se espalhou na mesma semana que a Amazônia ganhava repercussão mundial com o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira.


Veja alguns memes:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)