(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRAGÉDIA

Chuvas em Pernambuco deixam ao menos 33 mortos no Grande Recife

Dados da Defesa Civil local apontam que, apenas hoje, houve 25 vítimas no entorno do Recife, a capital


28/05/2022 15:54 - atualizado 28/05/2022 19:37

Vista do Recife em meio a forte chuva
Chuvas em Pernambuco assolam, sobretudo a Região Metropolitana do Recife (foto: Nando Chiappetta/Arquivo DP)
As chuvas que assolam Pernambuco nesta semana causaram ao menos 33 mortes. O número foi informado na tarde deste sábado (28/5) pelo governo estadual. Mais cedo, a Defesa Civil local apontou que, apenas hoje, na Região Metropolitana da capital, Recife, houve pelo menos 25 vítimas em virtude dos temporais.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas devem seguir pelo menos até a tarde deste domingo (29). Segundo dados das autoridades pernambucanas, há 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigados em todo o estado. O risco de inundações e deslizamentos permanece.

Apenas no Recife, foram confirmadas as mortes de um homem de 43 anos e de um jovem de 18 anos. Em Camaragibe, cidade próxima à capital, a prefeitura confirmou três óbitos.



Na manhã de hoje, 20 municípios da Região Metropolitana registraram precipitações acima de 100 milímetros (mm). Na lista, estão a capital (209 mm), Jaboatão dos Guararapes (215 mm) e São Lourenço da Mata (200,2 mm). Em Itapissuma, a precipitação chegou a 318 mm.

O aeroporto recifense operou normalmente, apesar das chuvas. Um muro emergencial foi construído a fim de conter a força das águas.

Segundo o prefeito de Recife, João Campos (PSB), as chuvas geraram nível "muito alto" de transtorno. Ele mencionou a crise ocorrida em 2010, quando mais de 80 mil pessoas ficaram desabrigadas durante uma série de temporais.

"A prioridade é salvar vidas", disse Campos, em entrevista à "GloboNews". "As 32 famílias em áreas de risco devem procurar abrigo em casas de familiares e amigos, nas 14 escolas municipais ou em abrigos da prefeitura. Vamos prover tudo que for necessário para garantir a segurança deles, o direito ao abrigamento e à alimentação", afirmou.

Com informações do Diário de Pernambuco e do Correio Braziliense


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)