(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FIM DA EMERGÊNCIA

Coronavac deve ser usada só em crianças e adolescentes, diz Queiroga

Ministro declarou o fim da Emergência Sanitária por conta da COVID no Brasil


18/04/2022 15:51 - atualizado 18/04/2022 16:17

Queiroga assina papel
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o uso da Coronavac contra a COVID vai ser usada somente em crianças e adolescentes (foto: Walterson Rosa/MS)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que com o fim da Emergência Sanitária, o uso da vacina Coronavac contra a COVID vai ser usada somente na faixa de cinco a 18 anos. 

 
"Ainda não se conseguiu colecionar evidências científicas suficientes para que esse imunizante [Coronavac] tivesse o registro definitivo. Para o esquema vacinal em adultos esse imunizante, eu penso e é um consenso em países que têm agências regulatórias do porte da Anvisa, ele não é usado para o esquema vacinal primário. Ele é usado para o esquema vacinal primário no Brasil para a faixa etária compreendida entre 5 a 18 anos", declarou.

Segundo Queiroga, o Ministério da Saúde fez o pedido para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize por mais um ano, para esse público, o uso emergencial da Coronavac. A pasta não incluiu no pedido o esquema primário em adultos. A agência reguladora ainda precisa aprovar essa solicitação.

Segundo Queiroga, a portaria com essa mudança será publicada até quarta-feira (20) e terá um prazo de 30 dias para entrar em vigor.

Ministério da Saúde


No domingo (17/4), Marcelo Queiroga anunciou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional por causa da COVID durante pronunciamento em rede nacional. 
 
 
Queiroga disse que a campanha de vacinação contra a doença foi a maior da história e que mais de 73% da população brasileira tinha completado o ciclo vacinal.  Nos próximos dias, vai ser publicado o decreto com a decisão do governo federal. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)