(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SINAIS DE ALERTA

Saiba o que é deslizamento de terra e a diferença entre queda e tombamento

Existem 4 tipos de desprendimentos de terra: queda, tombamento, escorregamento e escorregamento translacionais. Entenda as características de cada um


12/01/2022 17:00 - atualizado 12/01/2022 17:15

Bairro Novo São Lucas - BH/ MG. Deslizamentos de terra podem causar mortes por soterramento, além de perdas econômicas, ao atingir casas e comércios
Deslizamentos de terra podem causar mortes por soterramento, além de perdas econômicas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O desprendimento de terra pode ser provocado por vários fatores e provocam a destruição de casas e comércios, além de soterramentos. No Brasil eles são mais comuns durante períodos de muita chuva. Em geral eles são divididos em quatro categorias: queda, tombamento, escorregamento e escorregamento translacional.
 
 

Um deslizamento de terra é o movimento de rochas, detritos e terra, que desce uma encosta sob a influência da gravidade. Ele ocorre quando um terreno estável é atingido por causas naturais, como chuvas, terremotos, erupções vulcânicas, derretimento de calotas polares e incêndios florestais. Os deslizamentos ainda podem ter causas humanas, como a mineração e a construção de estradas. 

Entenda as diferenças entre os 4 tipos de deslizamentos de terra

1 - Queda

Beco da Cabana - BH/ MG. A queda é um tipo de deslizamento de terra onde pedaços de rocha se desprendem de um penhasco. A queda é um tipo de deslizamento de terra onde pedaços de rocha se desprendem de um penhasco.
A queda é um tipo de deslizamento de terra onde pedaços de rocha se desprendem de um penhasco (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press )
A queda ocorre quando pedaços de rocha se desprendem de um penhasco, caem no ar, podendo quicar e rolar antes de parar.


2 - Tombamento

O acidente em Capitólio, região Sudoeste de Minas Gerais, foi um tipo de tombamento
O acidente em Capitólio, região Sudoeste de Minas Gerais, foi um tipo de tombamento (foto: Reprodução/Redes Sociais)
A segunda categoria ocorre quando uma massa de rocha e solo se desprende e gira, tombando para frente. O ponto de falha, onde ela se quebra, gerando o deslocamento, geralmente está na base da rocha, como ocorreu na tragédia de Capitólio.


3 -  Escorregamento

Betim - MG No escorregamento há deslizamentos rotacionais profundos
No escorregamento há deslizamentos rotacionais profundos (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press )
Esse tipo de movimento de terra se dá quando deslizamentos rotacionais profundos ocorrem ao longo de uma superfície curva. Nele, blocos de terra giram, a parte inferior desce, enquanto a superior se inclina para trás.


4 - Escorregamentos translacionais 

Bairro São Pedro - BH/ MG. escorregamento translacional, no qual a velocidade da massa de terra pode levar árvores, casas e comércios.
No escorregamento translacional, a velocidade da massa de terra pode levar árvores, casas e comércios (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
O quarto tipo de deslizamento geralmente surge ao longo de uma falha. A massa de terra se desprende e desliza para baixo e para fora, normalmente com uma alta velocidade.

Com o desprendimento, uma corrente de pedra, lama, água e árvores, desce a encosta com a velocidade elevada, podendo levar pelo caminho casas, comércios, carros e até mesmo prédios.

(Com informações da AFP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)