(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Confirmada a primeira morte pela variante Ômicron no Brasil

Homem de 68 anos estava internado em Aparecida de Goiânia, em Goiás; a vítima era portadora de doença pulmonar e hipertensão arterial


06/01/2022 16:17 - atualizado 06/01/2022 16:53

pandemia
Primeira morte pela ômicron é confirmada no país (foto: pxhere/reprodução )
Foi registrada, nesta quinta-feira (6/1), a primeira morte em decorrência da variante Ômicron da COVID-19 no Brasil. O paciente, um homem de 68 anos, estava internado em Aparecida de Goiânia, em Goiás.  O óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde do município. 

Vacinado com as duas doses do imunizante contra a COVID-19 e a dose de reforço, a vítima era portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. De acordo com a secretaria, o paciente teve contato com uma pessoa que testou positivo para a nova cepa. 

“O paciente era contactante de um caso que a pasta já havia confirmado como infecção pela variante. O homem estava vacinado com três doses”, informou a prefeitura em nota.
 
Para o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, o caso não deve ser usado para questionar a eficácia da vacinação. “Nós perdemos um paciente vacinado, mas que tinha problemas crônicos de saúde, que são importantes fatores de risco da COVID-19. Infelizmente, ele não resistiu. Uma vida perdida em meio a milhares salvas pela imunização”, declarou Magalhães à imprensa. 

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, lamentou a confirmação da morte e chamou a atenção da população para as medidas de prevenção. "Determinei a ampliação do Programa de Vigilância Genômica para que possamos acompanhar o avanço de qualquer nova variante e hoje, com tristeza, recebi a notícia da primeira vítima fatal da ômicron", declarou ele.

Aparecida de Goiânia 


Aparecida de Goiânia, cidade localizada na região metropolitana de Goiânia, registrou 55 casos da nova cepa. O número representa uma prevalência de 93,5% da variante. Os primeiros casos no município foram registrados na primeira quinzena de dezembro. 
 
*Estagiária sobe supervisão da editora-assistente Vera Schmitz, com informações do Correio Braziliense  
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)